ARLA/CLUSTER: 10 metros com antena Vertical ou Direcional ?

Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012 - 16:47:46 WEST

10 metros com antena Vertical ou Direcional?
    Enviado por: "PY2EL ; VA3PWC" lucin_ricardo  yahoo.ca<mailto:lucin_ricardo  yahoo.ca> lucin_ricardo
    Data: Ter, 2 de Out de 2012 12:38 pm

Concordo contigo Ronaldo 2NFE.

Para os praticantes da modalidade DX, o mais aconselhado seria as direcionais, tanto Yagis ou as Cubicas de Quadro. Eu possuo além dessas como vc mesmo sabe a Log-Periodica de 8 elem e a Vertical.

Fazendo um comparativo com os 4 modelos acima, eu diria que a Quadra é superior, mesmo sendo de 2 elem. de onda completa, mas o equivalente a uma monobanda de 3 elementos e extremamente silenciosa mesmo a baixa altura.
Logo após eu diria que a Yagi seria melhor e posteriormente a Log-periódica e por último a vertical. Lembrando, isso é a minha opinião.

O que posso dizer que depois de 17 anos de radioamadorismo, instalando e testando vários tipos de antenas em diferentes QTH´s, eu digo que tudo vai depender da localização que a estação será montada. Localização é primordial.

Eu por exemplo instalei uma R5 da Cushcraft a uma altura de 5 metros do solo no QTH da minha sogra e os resultados são pobres devido ao fato do QTH ser em um vale e próximo a vários prédios.. o Ruído de linha é monstruoso, logo após isso, resolvi instalar uma Yagi de 5 elem monobanda modelo YU7EF fixa a 360 graus..e que diferença de recepção e transmissão. É da água para o vinho.

Se a intenção é fazer QSO local ou mesmo dentro do Brasil e América do Sul, a vertical está de bom tamanho ou se vc é como eu e não se contenta com antenas de baixo ganho como dipolos e verticais, sugiro fortemente considerar instalar uma direcional. (Lembre-se que estamos falando de banda baixa - 10 metros) no que tange banda alta a situação é diferente em relação a antenas verticais.

Entre 3 ou 5 elementos da Yagi, eu diria, que se não for usar um rotor azimutal, eu escolheria a de 3 elementos, por não ser tão aguda, pois mesmo fixa a 360 graus terás condições de trabalhar Europa e EUA. Com a de 5 elementos, devido ao fato de ser mais aguda que a de 3 elementos devido ao comprimento do boom e mais elementos, a concentração de energia irradiada pela antena, torna o lobulo de irradiação mais estreito, ai a sugestão do Eng. elétrico Ronaldo 2 NFE de ter duas antenas, uma apontada para Europa e outra para os EUA.

abraços
Ricardo PY2EL

--- Em vhf-dx  yahoogrupos.com.br<mailto:vhf-dx  yahoogrupos.com.br>, Ronaldo Brisolla - PY2NFE <py2nfe  ...<mailto:py2nfe  ...>> escreveu

> Para DX o mais garantido é uma Direcional.
> Vc pode montar duas e deixar uma apontada p/ os EUA e outra p/ a Europa.
> A Sabiá é bem feita sim e é uma boa antena, mas como toda vertical é
> mais ruidosa e vc irradia p/ todo lado, mas como tem tem ângulo de
> irradiação baixo é boa p/ DX.
>
> Uma opção mais radial é montar 4 antenas 5/8 em configuração de four
> square.. fica um canhão e se torna direcional "apenas"  com uma chave de
> antena ( simplificando muito )...
> Dá uma googada que vc acha informação sobre essa configuração....

> [...]

Fonte: vhf-dx  yahoogrupos.com.br<mailto:vhf-dx  yahoogrupos.com.br>