ARLA/CLUSTER: Equipamanto projetado para PT0S por Jose Carlos (N4IS)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2012 - 18:43:42 WET


Tem muita coisa especial a respeito da operação de PT0S. 

Além do hercúleo empenho do Atilano e do Fred para tornar possível a operação, o George projetou e construiu uma estação completa para se adaptar as condições ruidosas da Ilha. 

Aqui vão alguns detalhes.
 
1- Recepção: Devido ao ruído na ilha principal causado pelas fontes chaveadas que carrega as baterias. Foi necessário desenvolver uma  caixa remota para controlar 3 antenas de recepção. Na verdade são 3 caixas.
 
A -- No lado da estação. Tem duas caixas de controle , uma para cada operador. Ë possível selecionar quatro antenas de RX, uma que é a  própria antena de TX, uma remota virada par a Europa, uma segunda   remota na mesma ilha virada para os USA, e uma terceira virada para o   Sul . cada DHDL tem dois loops e cobrem 120 graus., O operador também   pode selecionar o áudio do K3 ou o áudio de um terceiro receptor DDC   QS1R que roda o Skimmer. O operador pode selecionar, identificar a   estação chamando e escutar no K3 ou no QS1R. Essas duas caixas também   tem um pré-amplificador de baixo ruído reserva, caso seja necessário   em caso de pane o pre remoto.. O operador pode selecionar 9 filtros   de banda na caixa remota, isso automático mudando a banda no K3 ou   manualmente. Isso permite que qualquer das duas estações use qualquer   antena em qualquer banda ao mesmo tempo. Como a DHDL é multibanda ela   escuta bem de 160 a 10m. A caixa de controle seleciona também a DHDL   virada para o Sul. 
 
  B- Caixa remota na Ilha Cabral, Essa caixa é controlada por um cabo   de rede e tem duas saídas e duas entradas, Dois cabos RG6 , um para   cada estação e duas entradas de antena de RX DHDL. Elas fica a 90   graus uma da outra. Os cabos vão passar por dentro d'água no fundo do   mar. Foi preciso desenvolver um pré-amplificador linear de 160 a 10m   com alto IP3 e baixa ruído , Foram usados 9 FET em paralelo para   conseguir o desempenho necessário. São dois um para cada banco de   filtros. Alias enrolar e calibrar os filtros foram semanas de   trabalho, fiquei com os dedos sintonizados. São 9 filtros com 3   bobinas cada em cada placa, são duas. A placa também sabe quando o   operador esta transmitindo e tem um atenuador de diodo PIN para   proteção do pré, que pode ser retirado do circuito remotamente para   se adequar com as condições da banda utilizada. AS duas placas tem   uma matriz de reles para manter a impedância quando se usa a mesma   antena para os dois operadores, permitindo uma mesma antena de RX ser   usada em duas bandas diferentes ao mesmo tempo., isso de 160 a 10m.
 
  2- Transmissão, aqui é também bem sofisticado, são três antenas para   TX, uma vertical com um acoplador remoto que fica em uma caixa a   prova d'agua no pé da antena, dentro ou perto do mar, dependendo da   mare', podendo ficar totalmente submersa. , O acoplador tem duas   saídas uma para 160 a 40 e uma outra par 30 a 10 m. são duas   verticais para o mesmo tunner.. O tunner é acionado por uma caixa que   fica ao lado do K3, sim outra caixa.. O acionamento é automático   mudando de banda no K3 a caixa com microprocessador, seleciona o   filtro na saída do K3, ajusta a potencia do linear e sintoniza a   antena, se tudo estiver certo , libera o botão verde para transmitir,   Isso é a prova de cansaço, não tem nenhum jeito de ligar a antena   errada, esquecer se sintonizar ou mesmo tentando não é possível   danificar o radio ou o linear.       

3- São 4 lineares para HF e um para 6m, cada linear de HF pode ser   combinado em dois a dois ou dois mais um mais um, permitindo 1   estação com 1Kw, e duas de 500w. O linear de 6m ;e dedicado a uma   estação de 6m 24 horas no ar, Tem um banco de baterias que fornece a   corrente alta para os lineares e dois geradores que carregam a   bateria constantemente, isso permite uma grande economia de   combustível e o gerador da Honda roda a baixa rotação e não faz muito   ruído.
 
  4- Garden beam , Para 20 15 e 10m, essa antena tem 12 db de ganho a   2m do solo, são 3 antenas de elementos verticais com 3 cabos de   alimentação, Foi desenvolvido 3 filtros de 2 KW para permitir   transmitir e receber em duas bandas ao mesmo tempo , isso no mesmo   boom. Ë possível operar em 15 e 20, ou 20 , ou 10 e 15 ao mesmo tempo   pro duas estações de 1 KW cada. Só não da para ter duas direções, é   só um boom, não da para fazer milagre aqui. Essa antena ''e uma   invenção do George e tem um desempenho fantástico, não precisa de   torre, funciona bem a 1 metro do solo. Ideal para praia. Uma yagi   normal teria que ficar pelo menos a 10 m de altura da agua salgada.
 
  5- Todas aa antenas utilizam o fator de ganho da agua salgada, e   ficam o mais perto possível ou dentro d'agua mesmo, o sinal vai ser   muito mais forte que o normal das expedições.
 

 Como já dá para perceber, vai demorar alguns dias para que toda a  estação esteja operante, porem vai permitir que qualquer estação ,  por mais modesta opere a PT0S em 160, 80, 40, 30, e 6m, . se você não  tem uma antena para 160 ou 80, sintonize o fio central e utilize o dipolo de 40m como long wire, mas tem que usar um acoplador, Passando  os primeiros dias de grande pile-up todos vão ter sua chance. 

Bons  DX, 

Tai um bom motivo para começar em 160m, por sinal com as  previsões do ciclo 24 durar 17 anos, banda baixa vai ter condições  nunca vista nos últimos 100 anos,    

 Abraços   

Jose Carlos   N4IS

Fonte: Rede VHF-DX: http://www.vhfdx.org






Mais informações acerca da lista CLUSTER