ARLA/CLUSTER: Off Topic: Microsoft explica o que distingue o IE10 para Windows 8 e Windows Phone 8

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2012 - 18:25:38 WET


Microsoft explica o que distingue o IE10 para Windows 8 e Windows Phone 8

Apesar de partilharem a mesma plataforma base para a interface e para o browser, o Windows 8 e o Windows Phone 8 possuem algumas diferenças nas funcionalidades disponíveis nas respetivas versões do browser Internet Explorer 10, com implicações importantes sobretudo para os programadores.

Foi este o mote que levou a Microsoft a divulgar recentemente no seu blogue oficial do Windows informação sobre as principais diferenças entre o IE10 para desktops e para dispositivos móveis, com o objetivo de clarificar alguns métodos de desenvolvimento, por um lado, e também as diferentes funcionalidades para o utilizador final.

Jorge Peraza, Program Manager da equipa do Internet Explorer para o Windows Phone, aponta oito diferenças "secundárias" que os programadores deverão contemplar no desenvolvimento de websites adaptados a ambas as plataformas, mantendo a aposta na navegação tátil como meio de interação privilegiada nos novos sistemas operativos.

Por exemplo, Peraza destaca o facto de o Windows Phone 8 não suportar a reprodução em tempo real de vídeo embutido numa página Web (Inline Video), sendo necessário a utilização de um player adicional que, no entanto, poderá ser transparente para o utilizador. A reprodução de áudio multipista em simultâneo, com base em HTML5, não é também possível no novo sistema operativo móvel.

Outra das diferenças apontadas por este responsável da Microsoft reside no facto de não serem também suportadas algumas novas APIs de manipulação, como panning e zoom (à exceção da ms-touch-action), ficando também de fora o suporte a APIs "drag-and-drop" e conteúdos assentes em ActiveX e VBScript.

As diferenças entre as versões Windows 8 e Windows Phone 8 do novo Internet Explorer 10 são detalhadas pela Microsoft no post dedicado ao tema, que inclui ainda uma descrição das principais novidades do IE10 para dispositivos móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Casa dos Bits
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20121112/8a258ef0/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER