RE: ARLA/CLUSTER: Sinalização antenas exigida pela ANACOM

Afonso Marques amarques guiatel.pt
Terça-Feira, 6 de Novembro de 2012 - 11:50:48 WET


É verdade o que o colega diz relativamente ao alertar das populações para perigos inexistentes . Contudo, Se fizermos como os operadores de telecomunicações móveis  , que na base da estação ( base da torre ) colocam uma etiqueta mod 1 , que diz apenas " ESTAÇÃO DE RADIOCOMUNICAÇÕES "  nos seus 8 X 6 cm e nas antenas que estão lá em cima , onde ninguém consegue ler nada , a não ser quem lá vai trabalhar , e aí sim , faz sentido ser visível , colocam a etiqueta mod 2 , essa sim que diz " PERIGO " - Existe o sério risco de serem excedidos os limites de exposição  .... Esta etiqueta tem uns 11 X 8 cm. Estão a ver o efeito de colocar esta etiqueta no boom da TH3  ou no balun do dipolo ?  Não é nenhum .

 

73

 

CT1RH

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Luís Garcia Filipe
Enviada: segunda-feira, 5 de Novembro de 2012 21:23
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Sinalização antenas exigida pela ANACOM

 

Boa noite a todos.

 

Lex dura Lex, mas o que mais temo, é o alarmismo que vai criar nos já muito desconfiados vizinhos, que comunguem paredes com o QTH / antenas dos colegas.

Já é difícil conseguir explicar a mais de 95% das pessoas para que são as antenas / fios, (ou o que é um radioamador, agora, com uma placa, ainda vai ficar pior.

Depois das polémicas com as antenas dos telemóveis, as pessoas têm receio de tudo o que seja antena.

Há aqui um radioamador em Castelo Branco, que mesmo tendo autorização do condomínio, depois de tudo muito bem explicado, ainda hoje tem problemas e já lhe tentaram partir as antenas várias vezes, agora com o "aviso", vai ser bem pior.

Mesmo para quem tenha a felicidade de ter moradias com espaço, o sinal será sempre visível da rua, e vizinhos próximos irão querer saber.

Mesmo que a Lei permita que as estações dos radioamadores possam existir dentro dos parâmetros, não há Lei nenhuma que nos proteja contra a ignorância e o alarmismo.

Fora os desentendimentos com os vizinhos. Em Portugal costuma acabar em caçadeira...

Acho que as associações podiam fazer um alerta á ANACOM sobre possíveis problemas.

Nem todos têm a possibilidade de ter um grande QTH com terreno / espaço e com poucos vizinhos, ou que estão longe.

Não estou a ser alarmista, mas sim realista, muitos de vocês estão recordados de problemas que já tiveram com a colocação dos equipamentos, e eu não vejo a ANACOM mandar por um autocolante de aviso na porcaria que fazem as PLC´s no rádio espectro (ou mesmo á saúde)

Se está provado com todas as letras do alfabeto que as frequências usadas e potências permitidas não fazem qualquer interferência na biologia humana e animal, não percebo esta obrigatoriedade, não faz sentido.

Por este prisma, ponham então também um aviso nos coletes da PSP, GNR, Bombeiros, protecção Civil, etc., pois também operam rádios e também emitem Radiofrequência, e como tal, devem estar sinalizados.

 

E esta, heim !

 

73 a todos, hoje está muito frio...



-- 
Cumprimentos;

Luís Filipe Garcia S.

 

CR7AEL

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20121106/1561941a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER