ARLA/CLUSTER: Agencias de Emergencia devem trabalhar com os Radioamadores

AV radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 - 19:26:50 WEST

Além disso são sofredores frequentes de catástrofes naturais, ao contrário
de nós.

No entanto a ANPC não fica nada a dever aos estrangeiros nessa matéria. No
plano nacional de emergência agora em discussão os amadores figuram em
grande destaque com um conjunto de responsabilidades dignas de nota:

1. Garantir a interoperabilidade entre redes e sistemas de comunicação das
diversas entidades;
2. Apoiar as radiocomunicações de emergência;
3. Estabelecer e garantir autonomamente vias de comunicação, recuperação e
integração  de outros meios e dispositivos de comunicação;
4. Colocar em funcionamento equipamentos e meios técnicos colapsados;
5. Reportar através dos meios de rádio, informação útil ao acionamento de
meios de socorro e salvamento;
6. Assegurar a difusão de informação útil às populações.

Não consigo entender com clareza o ponto 3. e verifico que a malta se
preocupa e gosta é de falar ao rádio nos pontos 2. e 5.

No entanto seria interessante atentar nos pontos 1., 4. e 6. Desde logo,
porque julgo que é nestes pontos que os radioamadores poderão realmente ser
uma mais valia face a outros radio-faladores. E depois porque não creio que
haja enquadramento legal, nem tão pouco estrutural para este tipo de
actividades.
No ponto 6. parece-me que as rádios locais podem ser muitíssimo mais
eficientes do que os amadores, mas por outro lado também têm uma estrutura
mais frágil.

Pergunto-me se alguém com responsabilidade realmente pensa nestas coisas a
sério.

73,
António Vilela
CT1JHQ