ARLA/CLUSTER: WebSRD

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 18 de Maio de 2012 - 17:14:39 WEST


Boa Tarde caro colega Nuno Avila (CR7ADY),

O grupos de investigação em telecomunicações  da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto já participaram inclusive a 20 de Setembro 2008, no auditório da biblioteca municipal de Almeirim, no IV Colóquio "O Radioamadorismo de Vanguarda", brilhantemente organizado pela Associação de Radioamadores do Ribatejo e a que tenho tido a oportunidade de assistir desde a alguns anos a esta parte e que lhe recomendo vivamente . Esta importantíssima iniciativa reúne todos ao anos muitos radioamadores, associações representativas e organismos oficiais em torno de debates sobre o radioamadorismo.

No programa de 2008, constavam quatro apresentações técnicas, sendo uma delas sobre o desenvolvimento de SDR´s - Software Defined Radio em Portugal.

Alguns dos radioamadores do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro fazem parte desta Lista :
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
 
João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Nuno Avila
Enviada: sexta-feira, 18 de Maio de 2012 00:55
Para: Resumo Noticioso Electr&amp, amp, amp, #243, nico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: WebSRD

Olá a todos!

Fico satisfeito pelo interesse que o tópico mereceu.

Existe de facto uma forte componente tecnológica associada ao SDR. A própria génese do sistema partiu de grupos de investigação e a sua potencialidades, nomeadamente para operadores de telecomunicações parece se alta. Existem em Portugal grupos de investigação em telecomunicações ( Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro) a debruçar-se sobre este tema, tendo inclusivé já organizado conferencias internacionais (http://imws2010.av.it.pt/) 
Um grupo como este poderia eventualmente ter interesse em complementar a sua infraestrutura de investigação com o alojamento de um servidor de SDR que, servindo de demonstrador de novos paradigmas tecnologicos de SDR que estivessem em desenvolvimento, poderia também lateralmente beneficiar a comunidade amadora, ou fazer uso dela como "beta-users" das tecnologias. 

Se algum dos colegas pertencer a este grupo de investigação (ou conheça), pense no assunto!

Cumprimentos

CR7ADY
Nuno

PS: ... Pelos mais mais recentes, parece que já por aí há colegas a mexerem no SDR... É bom sinal! 

2012/5/16 João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt>
Boa Tarde Nuno Avila (CR7ADY) ,

É muito interessante para TODOS, e não só para os recém-chegados que "atravessam" penosamente o período de escuta em estação própria ou não têm equipamento.

Pela minha parte, já utilizei este excelente serviço dos WebSRD por diversas vezes, para escutar a minha própria emissão em algumas parte do Mundo.

Um outro, particularmente interessante para quem emita em CW, é o Reverse Beacon Network em http://www.reversebeacon.net/index.php onde já estiveram " we had 782 skimmers online since we begin this! " segundo informa o próprio sitio na Internet.
Mais informações estão disponíveis sobre esta rede dos Reverse Beacon Network nesta Lista ARLA/CLUSTER em:
 http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2010-February/017305.html

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Nuno Avila
Enviada: quarta-feira, 16 de Maio de 2012 00:57
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: WebSRD

Boa noite a todos,

o conceito proposto por http://www.websdr.org/ pareceu-me muito interessante, sobretudo para os recém-chegados como eu que "atravessam" penosamente o periodo de escuta e não têm equipamento. Podem-se escutar N QSOs em tempo real entre multiplos locais, apenas usando o PC, num sistema que é multi-utilizador.

Os colegas sabem se existe disponivel em Portugal algum link ? Quem sabe se uma das associações portuguesas poderia estabelecer um destes links ?. Seria sem dúvida uma excelente fonte de aprendizagem para os CRs (e todos os demais)! E nem deve ser caro. Fica o repto. 

Cumprimentos a todos
CR7ADY
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





Mais informações acerca da lista CLUSTER