ARLA/CLUSTER: CW!!!???

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012 - 14:31:22 WEST

Boa tarde
Todas as frequências consignadas como "all mode" podem ser ocupadas com CW.
 O limite *máximo *de ocupação de banda por exemplo desde os 7050 KHz e até
aos 7200KHz é de 2700Hz, o que corresponde a um canal de voz em SSB. No
entanto, modos de emissão com menor largura de banda, como é o caso de A1A,
são plenamente permitidos. Como esta faixa de frequências está assinalada
como ALL MODE, acho perfeitamente legitimo fazer CW em qualquer frequência
da banda de 40m (desde os 7000KHz até aos 7200KHz). No entanto, e para não
sofrerem de tanto QRM, a faixa mais interessante para fazer CW, no caso dos
amadores da categoria 2 é entre os 7100KHz, e os 7130KHz, pela razão que é
uma faixa sem preferências (excepto dos concursos da penicada que ocupam
tudo à "vara larga"). Aliás, admira-me quase nunca escutar amadores da
classe 2 em 40m!!!... porquê? Só porque não podem ir aos 7070KHz?...Os 40m
não tem canais com frequências fixas, nem os 7070 KHz são exclusivos dos
portugueses. Em qualquer frquência dentro da banda se pode comunicar!. Já
vai sendo tempo dos amadores da classe 2 começarem a ocupar espaço nos 40m,
para ver se destronam o "canal" dos 7070KHz, e para ver se trazem QSOs mais
interessantes à banda. É que continuando assim não se vai a lado algum

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*