ARLA/CLUSTER: CW!!!???

Pedro Correia pedrocorreia1111 hotmail.com
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012 - 12:20:14 WEST

Bom dia,

Existem as as frequências aconselhadas pela IARU para QRS, tenho experimentado em 3555 KHz fazer CQ com 15 WPM e obter resposta de alguns colegas EA. Todavia tem o problema da universalidade, é que apenas amadores 1, A e B tem acesso a esta faixa. Ideal seria os 10 Metros em 28055 KHz onde mais colegas tem o privilégio de operar, mas a propagação iria limitar o sinal a uma área pequena.
Ainda assim acho que o ideal será algures entre os 3700 KHz e os 3775 KHz em que tem privilégios os colegas classe 1, A, B e 2 e permite na maioria dos dias uma cobertura nacional. Nestes 75 KHz era só evitar os 3735 KHz onde está determinado o centro de operação para modos de imagem, e os 3760 KHz que é o centro da frequência de emergência para a Região 1 nos 80 metros. 3755 KHz parece-me bem e tinha a piada de acabar em 55 como as frequências estipuladas para QRS.

73

Pedro CT7AEZ
_..._

Date: Wed, 16 May 2012 11:27:17 +0100
From: ct1hix  sapo.pt
To: ; ; ; ; cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: CW!!!???

    Boas

    Ok, continuo a treinar até que a "mala pata" passe...

    Em Portugal existe o habito do pessoal se juntar em frequências x, y
    ou z...

    Seria benéfico combinar uma frequência talvez em 40 metros para os
    aprendizes de CW se juntarem e assim poder treinar em "ambiente
    rádio" ...

    Obrigado.

    73 Gomes op: CT1HIX
www.ct1hix.webs.com