Re: ARLA/CLUSTER: FW: ANACOM - Decreto Lei n. º 53/09 de 2 Março - Alterações

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com

Caro colega Filipe Pereira,
Comentários em linha com o seu texto.

Em 10/05/2012 20:16, Filipe Pereira - CR7AFP escreveu:
> [...]
> Eu quero acreditar, que apesar, de sem motivo aparente dentro da
> própria comunidade rádioamadorística parecer quem queira que a lei
> permaneça desta forma, a mesma irá ser alterada.
> Não ouso conjeturar acerca dos orgãos de governação ou das medidas por
> eles tomadas, mas uma coisa posso garantir ao colega, somos todos
> cidadãos nacionais, explique-me porque motivo é que por exemplo um
> amador que possua uma licenciatura em engenharia de telecomunicações e
> que tenha feito agora exame, sendo maior de idade óbviamente, tem que
> estar 2 anos em modo de escuta em estação própria ?
Pelo mesmo motivo de que um profissional do volante que não possua carta
de pesados também não os pode conduzir.
> Terá menos conhecimentos do que alguém que fez exame para categoria C
> pré legislação atual ?
> Será de alguma forma diminuido perante os demais ?
De maneira nenhuma é tudo uma questão de igualdade, lá por uma pessoa
ter licenciatura em engenharia de telecomunicações não é mais do que
qualquer outro que se inicie no radioamadorismo,
todos tem de começar do mesmo patamar e de igual forma.
> Estamos a falar de uma questão muito simples e básica, igualdade de
> direitos.
> Será o objetivo final acabar com o rádioamadorismo ?
> Conforme a comunidade for envelhecendo, e não sendo renovada, pode
> crer que certamente acontecerá.
> Muitas das pessoas com que dialogo e tento fazer com que estudem e se
> proponham a exame, têm como resposta pronta o seguinte: " Estar 2 anos
> à escuta ? Para isso não preciso de CAN"
Isso é a resposta do mais comum preguiçoso, hoje em dia as pessoas
habituaram-se a ter tudo de mão beijada e um exemplo disso é o programa
"Novas Oportunidades" que vem dar
habilitações a quem nunca as teve, sim disse mesmo DAR eu conheço
diversas pessoas enquadradas nesse programa e o que vejo é mesmo "dar
pérolas a porcos" 90% dos trabalhos efectuados
por essas pessoas é tudo "copy/past" da Internet e por vezes nem se dão
ao trabalho de corrigir os erros enfim é o espelho do pais que temos,
assim como a divulgação dos exames que outros amadores já fizeram que eu
me lembre quando estudava o corpo docente não afixava os exames que
iamos fazer nos placards da escola mas sim diziam-nos "estudem a matéria
do livro da pagina x
à pagina y". A propósito dos 2 anos de "escuta" não é bem assim, conheço
um CR7 que tem licença á meses e já tem para cima de 100 países feitos a
este ritmo vai fazer depressa o DXCC, haja vontade porque oportunidade é
o que não falta as Associações tem as portas abertas para os associados
operarem a sua estação e os CR7 também podem operar, por exemplo a REP -
Rede dos Emissores Portugueses - Associação Nacional de Radioamadores e
representante da IARU em Portugal agora durante as comemorações do dia
do Radioamador esteve de portas abertas a todos os Radioamadores quer
fossem seus Associados ou não para operarem a sua estação com o
indicativo especial.