Re: ARLA/CLUSTER: FW: ANACOM - Decreto Lei n. º 53/09 de 2 Março - Alterações

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Caros amigos

Creio que existe qualquer coisa que vos escapa. Como dirigente que foi de
uma associação, e como radioamador que sou há cerca de 37 anos, já estive
muita vez presente em reuniões com a ANACOM, umas vezes a titulo
individual, para tratar de problemas que só a mim diziam respeito, outras
vezes colectivamente para participar em reuniões que respeitavam a toda a
comunidade radioamadoristica. Sempre encontrei por parte dos responsáveis
da ANACOM, que connosco directamente discutiam as questões então colocadas,
uma grande abertura e um espirito de diálogo que merece ser aqui referido.
As reuniões, umas de caracter técnico e outras de caracter mais
legislativo, decorreram sempre num espirito de abertura digno de destaque.
Sempre se tiraram conclusões, e o sentimento geral dos participantes,
quando se terminava uma reunião, era de que o radioamadorismo tinha ganho
alguma coisa nesse dia. Pessoalmente não duvido de que assim foi e
continuará a ser.
O problema que se coloca, e que muita gente não entende, quer por falta de
conhecimento quer por não entender a orgânica em que se inserem estes
problemas, É que os responsáveis da ANACOM com quem dialogamos nessas
reuniões, são apenas um dos elos da cadeia que se segue. Como técnicos
(quanto a mim com grande nivel) eles cumprem o seu dever e fazem o que têm
a fazer. Os problemas começam a surgir num local onde eu nunca entrei para
resolver problemas dos radioamadores (só lá entrei por motivos
profissionais) ...Esse local é na Avenida José Malhoa em Lisboa! O corpo
técnico da ANACOM com quem nós dialogamos, é aquele que está lá "na ponta
do cabeço", para não dizer "no meio do mato" em Barcarena. Em Lisboa tudo é
diferente...É o mundo dos doutores e advogados, passando pelos economistas
e seus motoristas, para não falar nas toupeiras e outros virus contagiosos
que por lá se pavoneiam. Aí, no departamento juridico, que tem que rever e
aprovar toda e qualquer alteração a cada virgula de algum documento
publicado, é que as coisas ficam "emperradas e vão parar algumas vezes ao
fundo de alguma gaveta. Tenho conhecimento de que as coisas em Barcarena
andaram...Progrediram...Foi dado o visto com o OK final, mas depois na José
Malhoa alguem olhou para aquilo, e em tempos de TDTs, de leilões de
espectro, de 4G, de "dividendos digitais" (ainda alguem me explicará um dia
porquê é que chamam a uma porção de espectro, "dividendo digital"...Até
parece uma frase inventada por "meninos dos mercados") de concorrencias, de
negociatas na PT, etc, etc, etc, e um nunca mais acabar de coisas mais
interessantes para a ANACOM, o nosso processo ficou alí à espera de uma
pausa (que nunca vai aparecer) ou até que alguem olhe para aquilo e
pergunte: " O que é isto pá?"
Por isso as coisas demoram, demoram e demoram como as pilhas DURACEL!...Não
é que as Associações não tenham feito um esforço, não é que as Associações
não tenham tentado resolver os principais problemas dos radioamadores sem
excepção e sem discriminação.  As  Associações não foram para as reuniões
de mãos a abanar, e sem levarem a lição bem estudada. Garanto-vos e falando
por mim, que dediquei muito tempo a estudar e a planear cada ponto que
julguei de interesse para todos. Foram talvez semanas de trabalho
voluntário em prol de todos (não de mim porque eu já pouco ou nada tenho a
ganhar dentro da actividade) ...Gastei gasóleo, tirei dias de férias,
roubei tempo à familia, tudo voluntáriamente e sem receber sequer um
centimo de quem quer que fosse...Nem mesmo da  Associação que representei (
e não fui apenas eu, muitos outros dirigentes associativos trabalham
segundo a mesma linha) . Não é fácil depois de tudo isto, nós próprios
verificar-mos que os nossos esforços não resultam em tempo útil, no que foi
o resultado das reuniões. Sentimo-nos de alguma maneira frustrados com a
demora em aplicar o que ficou decidido com o acordo de todos.
Acredito que em todas as reuniões com a ANACOM, os radioamadores presentes
fizeram um bom trabalho, e que entregamos esse trabalho nas mãos de quem
tem poder para fazer seguir o assunto. No entanto não podemos "apontar uma
pistola" à cabeça de ninguem. Infelizmente, neste país as coisas funcionam
assim, mesmo para coisas muito mais importantes!!!

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*