ARLA/CLUSTER: um pensamento nos cr`s e outro nos repetidores.

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Segunda-Feira, 7 de Maio de 2012 - 17:03:13 WEST


Boa tarde colega Mourato
 
Verdade, também tive de trabalhar como aprendiz de electricista nas obras durante 4 meses para ganhar para o 1º equipamento em 1983. 
- E muitos roços nas paredes tive de abrir com maceta e ponteiro durante meses para ganhar para o equipamento!
Como residia em Viseu era dificil poder comprar componentes para construir rádios, as casas de electrónica eram poucas e dedicadas aos electrodomésticos. E o tempo das válvulas tinha passado, a minha juventude foi nos anos 80 o colega Mourato é mais "jovem"!
Mas ainda recordo escutar os radioamadores no receptor SSB do meu Pai nos anos 70 e 80, ele considerava os radioamadores os supra-sumos da técnica e tinha-lhes uma reverência enorme.
Recordo também as "alarvices" dos radioamadores de 2 letras quando apanhavam um novato nas Frequências, se não fosse afilhado despachavam-no logo para fora dos QSOs aconselhando muita escuta, muitos meses de escuta até voltar a entrar nos QSOs!
Outras vezes nem deixavam entrar nos QSOs fazendo de conta que não escutavam, resquícios do tempo em que era preciso ter informação da P.I.D.E.- D.G.S. para se poder ser Radioamador.
Telegrafia faço devagar, mas com gosto.
Era um gosto poder aprender umas coisas nos QSOs do CT1DT e de outros especialistas da técnica que aconselhavam e descreviam esquemas, antenas, afinações, etc. O CT1DT e companhia aguentavam QSOs durante manhãs e tardes inteiras, recordo-me que qual fosse a hora do dia em que escutasse lá estava o Mário Portugal e companheiros no QSO técnico nos 40 metros.
Mas os "velhotes" do Radioamadorismo dos anos 70 e 80 eram terríveis e não perdoavam aos novatos qualquer deslize, "Deltas", "73s 51", erro na passagem, entrada, saída rigorosa nos QSOs equivaliam a uma chicotada psicológica paternalista de fazer corar o mais pálido.
Depois havia os "Magos" o Peixe, Durão, Afonso, e outros que enganavam o pessoal e ainda gozavam e riam dos incautos!
Pessoal mais novo e menos esclarecido técnicamente era trucidado nas bandas, por isso CR7s compreendo vossa situação.
73s
 
CT1DDW - Filipe Ferreira  
 

 



From: radiofarol  gmail.com
Date: Mon, 7 May 2012 15:02:52 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: um pensamento nos cr`s e outro nos repetidores.
To: cluster  radio-amador.net

Boa tarde
O colega Filipe Ferreira ainda teve sorte e conseguiu comprar. Eu quando comecei tive que fazer os equipamentos. Para VHF nada existia no mercado portugues, e para HF era a preços probitivos. Tinha 21 anos quando comprei  meu primeiro transceptor, foi um FT101 em 2º mão e paguei 75 contos em 1980. trabalhei 2 anos nas obras para juntar dinheiro para o comprar. Depois de 2 anos, e como não havia praticamente ninguem em VHF, (apesar de eu ja ter um transceptor a válvulas feito por mim, só fazia QSOs combinados por carta) restou-me estudar CW e ir a exame. A telegrafia era obrigatória para a categoria C e superiores.





Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 





No dia 7 de Maio de 2012 14:29, Filipe Ferreira <filipect1ddw  hotmail.com> escreveu:



Boas tardes Pedro e Gil
 
Eu também já fui equivalente aos CR7 (classe D nos anos 80), também comecei pelo VHF e pelos Repetidores em FM - como os papás não eram ricos e não compravam brinquedos ao menino, tive de trabalhar para comprar os meus primeiros equipamentos! 
E que disparates enormes foram as minhas compras de VHF (UHF na altura nem repetidores tinha ainda, e quem como eu não tinha padrinhos estava lixado!), para que sintam que estas coisas iniciáticas não são só vossas, devo dizer a bem da verdade que o meu primeiro TRX foi um Bigear type 2, que comprei novo e quando aquecia demasiado fazia QRT automático. O segundo foi um Yaesu FT-480R que comprei usado a um radioamador, a preço quase de novo - 65.000$00 na altura 1983!
Levei tanta "rabecada" pela rádio, algumas pelos repetidores com grande audiência, que se voçês passassem pelo mesmo acho que tinham feito como eu e vendido tudo (eu vendi estes 2 equipamentos passados uns meses e com prejuízo, tal foi a desilusão)!
Mas a minha mensagem para vós é esta: NÃO DESISTAM, existirão sempre velhos do Restelo, vedetas, tarimbeiros, frustrados com a vida ou com a mulher que descarregarão em vós.
- NÃO É BOA IDEIA ESCUTAREM REPETIDORES VHF-UHF EM FM! Mais desmoralizados ficam, para terem uma ideia correcta do que é o Radioamadorismo em Portugal escutem rodas nocturnas dos 80mtr ou diurnas dos 40mtr.
Em jeito de despedida, tenham paciência connosco e lembrem-se que mais tarde, irão fazer o mesmo ou pior aos maçaricos.
73s
 
CT1DDW - Filipe Ferreira
 
 
 




Date: Mon, 7 May 2012 15:00:09 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: um pensamento nos cr`s e outro nos repetidores.
From: pedroferraz.com  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net



Boas! 


Resposta tipo Face: "GOSTO!".


Sabes Gil, por vezes pensei que tivesse havido algum engano na elaboração do Dec. Lei que fez com que os RadioAmadores Iniciados "CR7" estivessem tão "abafados" Mas agora após horas e horas de escutas, fico a pensar como é que ainda há tanta frequência atribuída?


Quando recebi o meu CAN, uma das minhas dúvidas era saber a que associação pertencer?


Vim a descubrir inclusivé que há associações que ajudam no processo de aprendizagem (TRGM por exemplo em Coimbra) mas só a conheci depois de ter feito o meu exame.


No entanto depois de muito pensar e sobretudo ouvir, não sei se valerá a pena... 


Tenho escutado muita Estrela, Trevins e Figueiras, até já sei indicativos de cor, e mais importante até já adivinho as conversas, lol!


73! PFz
CR7AFA


 








No dia 7 de Maio de 2012 01:11, Mário Osório <ct2htm  gmail.com> escreveu:


Caro colegaMuito de acordo com aquilo que escreveu, no entanto há que mencionar os NOMES e indicativos.Abraço e bons contactos!73'

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Cumprimentos,
 
Pedro Ferraz | pedroferraz.com

Tlm| mobile: +351 96 700 96 11
 
Escritórios | Office
Rua da Pedrogueira, 9 | Apt.20
3106-901 GUIA PBL
 
Fax: +351 236 951 400
 
Sede | Head Office
Cond. Fechado do Malhão, Fr. X
3140-166 MEÃS DO CAMPO
 
url: www.pedroferraz.com 
email: ferraz  pedroferraz.com


_______________________________________________ CLUSTER mailing list CLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



_______________________________________________ CLUSTER mailing list CLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120507/6b1ec16e/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER