ARLA/CLUSTER: FM na Banda dos 6 metros

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 6 de Maio de 2012 - 09:41:33 WEST

Renato bom dia.
Deves ler o VHF manager handboobk, onde vais ver que os 12,5 KHz não é uma
invenção da ANACOM. A banda de 2m não esta toda "canalizada" a 12,5 KHz nem
isso tinha lógica. Em SSB ou A1A, não é necessário como muito bem sabes,
uma BW de12,5 KHz. No entanto os amadores têm obrigação de usar a banda de
uma maneira coordenada e eficaz, evitando interferências noutras
comunicações. Falava-se aqui de largura de banda para transmissões em FM e
não em "canais"!...Cada um utiliza a banda como quer e com o radio que quer
(podes sempre ser presenteado com uma coima). Andares com um automóvel
classico na estrada, não te permite andares em contra mão. Toda a gente
pode fazer o que quiser, com o radio que quiser...No entanto, mandam as
regras da boa utilização da banda e do bom senso, que se devem respeitar as
normas.

 *1.2. Footnotes*
*
*
*Further to this subject the following recommendation was adopted in De
Haan, 1993:*
*For FM repeater and simplex operation in the 144 to 146 MHz band IARU
Region 1 will*
*change to a genuine 12.5 kHz channel spacing system.*
*Furthermore in Tel Aviv, 1996 it was decided that societies shall promote
the use of the*
*12.5 kHz channel spacing standard for FM channels in order to effectively
implement the 12,5 KHz system.*
*
*
Quanto aos 50MHZ tens:
*
*
*50.000 to 50.100 --------- Máxima largura de banda---------- 500Hz*
*
*
*50.100 to 50.500 -------- Máxima largura de banda --------- 2,7 KHz*
*
*
*50.500 to 52.000 ------- Máxima largura de banda --------- 12,5 KHz*

Quem tiver duvidas, sobre esta matéria pode sempre consultar a Gestão de
Espectro da ANACOM.

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*