Date: Thu, 3 May 2012 17:25:40 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Dúvida em CW
From: ct1aoz  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Olá Pedro

boa tarde

É um ''prosign''

KN é o sinal indicando que vamos ficar na escuta só e só daquela estação que acabamos de dar o indicativo.

BK é o sinal de ''brake'' passagem rápida de cambio para a outra estação ou final de transmissão.
Muito usado em transmissões rápidas

''call de my call tks fer call u are 599 599 my name etc etc.. call de my call KN''
''call de my my call tks fer qso all the best 73 an cuang soon call de my call KN''
''73 de my call sk qrz k''

ou um qso mais rápido

'' call tu 5NN BK''
'' TU 73 de my call qrz BK''

 ou responder a uma expedição

dar o nosso indicativo uma unica vez ''my call''
ele responde e nós

''5NN tu de my call''
e o qso está feito

repare que nesta situação nunca se dá o indicativo do outro lado nem o nosso duas vezes

Claro que há exceções:
Nós damos o n/ indicativo
ele responde e verificamos que ele não copiou o n/ corretamente.
Aí nós repetimos o n/ uma ou duas vezes.E apenas damos a report e HW? '' HOWcopy?'´' BK
e o qso estará feito se ele repetir o N/ call e estiver certo se não teremos que o repetir até ele responder certinho se não o qso nunca será validado pelo manager e aí deverá ser repetido...

espero ter ajudado

um abraço e bons dx

Jose
CT1AOZ