RE: ARLA/CLUSTER: Os radiotelegrafistas já podem "Twittar" diretamente com uma chave de morse.

Pedro Correia pedrocorreia1111 hotmail.com
Sexta-Feira, 9 de Março de 2012 - 17:12:33 WET

Boa tarde,

Estava a ver a base de dados do SOTA ainda à pouco e aproveito para mostrar uns números concretos.

ACTIVATOR QSOs BY MODE

		CW :574341

		SSB :368570

		FM :357792

		Data :1446

		Other :216

		AM :124

Aqui a fonia ainda é rainha, mas é apenas o caso particular das activações SOTA. Mesmo com a concorrência do FM em VHF/UHF representa cerca de 44% dos QSO. É curioso referir que estes dados são recolhidos desde 2004, nesta altura já muitos países tinham retirado a obrigação do exame de Morse.

73

Pedro CT7AEZ