ARLA/CLUSTER: RE:Antena Slim Jim VHF e outras Freq.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 3 de Março de 2012 - 21:16:47 WET

Considero conjuntamente com a antena J simples, a Slim Jim, uma das
melhores antenas monobanda verticais para VHF e UHF existentes.

É muito fácil de construir, inclusive com fita paralela de 300 ou 450 Ohm.

Faço minhas as tuas palavras Filipe (CT1DDW), " Radia em ângulos e
lóbulos quase paralelos ao solo pelo que supera as antenas verticais
clássicas." e realço as ultimas palavras "...supera as antenas
verticais clássicas" totalmente corroborada na minha própria
experiência pessoal.

Disponho de várias destas antenas para a banda dos 6m, VHF e UHF; umas
construídas por mim, outras, em especial uma Super J para VHF
instalada numa cana de pesca de 7 mts e a versão dual band, OSJ, ambas
idealizadas e construídas pelo Arsênio Balola (CT1EWH) e que pode ser
vista em reportagem fotográfica, aqui:
http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2009-July/013621.html

São fáceis de construir, baratas e com excelentes resultados. É uma
antena muito utilizada em repetidores nos E.U.A. em especial nas altas
montanhas, construídas em tubos de aço inox de 3/4 , 1 polegada  e
mais, para poderem resistir a condições meteologicas extremas.
Infelizmente, não é muito utilizada em Portugal onde se continua a
preferir comprar colineares comerciais com resultados muitas vezes
inferiores a estas excelentes antenas.

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: Antena Slim Jim VHF e outras Freq.
Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Sábado, 3 de Março de 2012 - 14:32:01 WET ]

Consultar o blog do CT1DDW

link: http://filipect1ddw.blogspot.com/2012/03/antenas-vhf-g2bcx-homemade.html#!/2012/03/antenas-vhf-g2bcx-homemade.html