Re: ARLA/CLUSTER: Estações portuguesas referenciadas no Concurso CQMM DX Contest

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Junho de 2012 - 18:20:19 WEST

Oh Colega João Costa, e demais, boa tarde.

Eu este ano mal participei nesse concurso, ao contrário do ano passado que
fui o único.
E estou como CheckLog, pq achei que não vali a pena entrar a concorrer com 4
contactos.

Ficou a pequena participação.

73's.
Carlos, Ct1GFQ

-----Mensagem Original-----
From: João Gonçalves Costa
Sent: Wednesday, June 27, 2012 6:00 PM
To: CLUSTER (cluster  radio-amador.net)
Subject: FW: ARLA/CLUSTER: Estações portuguesas referenciadas no Concurso
CQMM DX Contest

Boa Tarde Rodrigo,

" Como aparece este colega só com CR7ACS ??"
Pois, existem várias explicações, umas mais outras menos, "legais" meu
"cara".  O que eu me admiro é como o nosso colega CT1GFQ aparece aqui como
CHECKLOG.

Mas se aparecer simplesmente e só assim o primeiro, e a menos que exista um
engano, viola na minha  modesta interpretação da Lei e desde já, a alínea a)
do n.º2 do Artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de Março ( " a)
Utilizar as suas estações individuais de amador, tanto fixas, com o limite
de uma estação principal e uma adicional, como móveis ou portáteis, apenas
em modo de recepção, nos termos do presente decreto-lei, bem como de todas
as regras de execução e procedimentos aprovados e publicitados pelo
ICP-ANACOM ao abrigo do mesmo;).
Para todos os efeitos, isto é, uma estação para ser utilizada, como alias
descreve o legislador "..., apenas em modo de recepção, nos termos do
presente decreto-lei,..."

O crime é passível de Contra-ordenação e Coima,  pois esta violação até se
encontra devidamente tipificado na alínea c) do n.º1 do Artigo 21.º:( " c) A
utilização de qualquer estação, por titular de CAN de categoria 3, em modo
de emissão, contrariando o estabelecido na alínea a) do n.º 2 do artigo
8.º;").

Quer isto dizer que quem só se idêntica assim, convinha reler atentamente
tudo o que lhe reserva o  Artigo 21.º , só o n.º 1 vai da alínea a) à gg)
pois faltaram letras no alfabeto ao legislador para definir mais
Contra-ordenações e Coimas ; já agora ao próprio prevaricador diretamente,
caso esteja a operar a sua própria estação, e a quem o deixe operar nessas
condições, outra estação.

"Pode ser assim ou terá que ter o indicativo do supervisor?"
Na minha opinião, nunca pode é ter e só o indicativo da estação do
utilizador da categoria 3,  terá assim de ter o indicativo da estação do
supervisor, a menos que arranjes um  indicativo de chamada ocasional (ICO),
mas este caso teria de ser melhor estudado.

Atenção que algumas organizações só poem o indicativo do utilizador
(digamos, final) mas foram notificadas das condições  em que ocorreu essa
atividade. Por exemplo, o Pedro Ribeiro, atual CS7ABP, operou por diversas
vezes enquanto CR7ABP a estação CS1RLA devidamente supervisionado, tendo
sido notificadas sempre todas as organizações em que moldes recorreu. Alias
e a "atalho de foice"  varias perguntaram por que é que ele não utilizou e
só o indicativo da sua própria estação em concurso.

O meu fundamento:
2 - Sem prejuízo das limitações fixadas na lei, os titulares de CAN da
categoria 3, podem:

[...]

b) Utilizar estações individuais de qualquer amador de categoria superior,
sob a sua supervisão, nos modos de emissão e recepção, utilizando as faixas
de frequências que a este forem permitidas;

c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e
recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas faixas
de frequências com estatuto primário que a este forem permitidas.

Para mais esclarecimentos e como dizem os nossos colegas brasileiros,
devidamente " Mandatários",  há que sempre contactar o ICP-ANACOM e pôr-lhes
as duvidas, quiçá antes de "pecar" por pensamentos, palavras, atos e
omissões .

João Costa (CT1FBF)