RE: ARLA/CLUSTER: Antena simples e omnidirecional em polarização horizontal

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Quinta-Feira, 21 de Junho de 2012 - 14:51:16 WEST

Prezados colegas radioamadores da moderação ARLA/CLUSTER

O email anterior foi da minha autoria, assumo toda a responsabilidade pelo mesmo.
Para ser mais assertivo, o email anterior não exprime tudo o que sinto relativamente a alguns radioamadores que povoam este espaço, peca por defeito!
Quando um dos moderadores desta lista assume as posições e tece comentários como os que foram abaixo subscritos está definitivamente inquinada a moderação.
Para além de mais as considerações técnicas sobre o stub da antena que alude estão erradas, a autoria não é do PA3EGH. O sistema que refiro não é o "Stub Matching" e em rigor técnico é por Hairpin Match que é designado nos Handbooks, este sistema era de uso comum nas Yagis como forma de adaptar a Impedância de alimentação dos dipolos aos 50 Ohm (que entre elementos parasitas ficam com uma Impedância muito menor que 50 Ohm). Mas a virtude deste sistema adaptado ao dipolo é colocar a antena em ligação com a terra, escoando as descargas estáticas, eliminar o isolador central e garantindo mecanicamente a robustez da antena - mas isso a voracidade da crítica impediu de dizer!
Eu sou radioamador não tenho como profissão a radiotécnia, é lógico que tenha muito que estudar (marrar), e faço-o com gosto e humildade nos livros.
Depois do sucedido só me resta solicitar encarecidamente que me retirem da lista, não quero continuar a subscrever.
Bem haja a todos.

A. Filipe S. Ferreira - CT1DDW

From: radiofarol  gmail.com
Date: Thu, 21 Jun 2012 13:05:24 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Antena simples e omnidirecional em polarização horizontal
To: cluster  radio-amador.net

Colega Filipe boa tarde

Apesar das razões legitimas que o levaram a responder ao assunto em questão, eu estou como diz o CT1EWW. Não deveria considerar que o e-mail assinado por si, partiu mesmo de si. No entanto não deixarei e por uma unica vez a responder ao seu e-mail.
Sente-se o colega atingido no seu "ego", pelos comentários deixados aqui acerca do "sistema inovador" a que se referia, e cujo texto passo a referir em excertos:

"Pois bem, eu considero inovador o sistema de alimentação da antena apesar das doutorices de V.as Exc.as - porque voçês são catedráticos nesta matéria, como em tantas outras, e eu assumo humildemente a minha ignorância sem problemas!"

Tem todo o direito de considerar "inovador", assim como tem o direito de dizer que uma roda é quadrada e eu tenho o direito de dizer que ela é redonda, sem que com isso esteja a "marrar" consigo. Admito  que o meu primeiro comentário não tenha sido pertinente, ou que tenha sido mesmo um pouco provocador. No entanto eu referia-me expecificamente ao autor do artigo e não a si, pois creio que o seu papel foi apenas de tradutor. Se assim não é, peço desculpa. No entanto e lendo no seu blog (pelo qual lhe dou os parabens) vejo que não faz referência ao autor da montagem que critiquei. Na verdade o "sistema inovador" não é ideia sua mas sim do colega Jan Van, PA3EGH. A não ser que se trate de plágio, (o que eu não caredito) aproveitando algum colega com tendencias a "doutorices", seria no minimo normal que referisse o autor do montagem, apesar de estar bem visivel nas fotos o indicativo do mesmo.
No que concerne à "ignorância" alegadamente detida por si, e citando palavras suas, só existe uma maneira de a contrariar. Estudar! E isso é uma decisão sua, pois melhor que ninguem saberá qual o ponto da sua "ignorancia". Advogar para si "ignorancia" quando eu sei que não a tem, pode ser pior que ser detentor de "doutorices". Nesse sentido e visto que o ofendi com os meus comentários, humildemente e perante a plateia lhe peço desculpa.

Mas vamos por partes, eu não tenho culpa que V.as Exc.as estejam infelizes com a vida, com a conta bancária, situação profissional ou frustração com o casamento ou falta dele.
É minha opinião firme que o sistema é inovador, versátil e vantajoso para a emissão e alimentação da antena.

Indo por partes, cabe-me falar por mim, e informar o prezado colega que nunca a minha vida particular, profissional, conta bancária ou o meu estado civil foi para aqui chamado, nem permito que isso lhe sirva de argumento seja para o que for, acerca de mim.
Respeito a sua opinião de que é um sistema inovador, assim como o colega deve respeitar a minha de que não é de forma alguma inovador.

 Não é inovador, expliquem porquê e com fundamentos técnicos e referências ou citações bibliográficas!
Caso contrário reservem-se ao silêncio, não venham "marrar" com as pessoas, nem com as opiniões, divulgação técnica feita democráticamente para todos com perspectivas didáticas para fornecer a informação a todos os que precisam - sem terem que se sujeitar às vossas "doutorices" e paternalismos.

Não é inovador, porque o sistema de stub, que é o que essa antena tem na realidade, é utilizado desde o principo do século passado, em um sem numero de antenas, como por exemplo a Jpole, algumas YAGIs como as TH3, a Caroline, algumas versões da G5RV entre muitas outras que seria cansativo enunciar. Mas se o colega colocar no google "stub matching system" vai encontrar milhares de casos.
Quanto ao termo "marrar" estou em crer que se referia ao "marrar" nos livros, no tempo de estudante. Sinceramente não quero acreditar que se referia a outras situações. Alem disso nunca lhe foi retirado o direito a divulgar informação técnica, muito menos se for da sua autoria. Nos outros casos lembre-se de referir o autor. Certamente que se um colega "doutorado" na matéria ( e olhe que existem alguns)  lhe fizer uma critica construtiva, não lhe vai dizer que escusa de estar a "marrar". A minha critica aceito que não foi construtiva.
E como disse o Eduardo, para manter o nivel da discussão, e evitar acendimentos, não voltarei mais a este assunto, reafirmando aqui o meu pedido de desculpas se o ofendi.

73 de CT4RK

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.