RE: ARLA/CLUSTER: Estigmatização Rádioamadorística

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 6 de Junho de 2012 - 16:03:58 WEST


Por acaso, quando ouvi a noticia pense imediatamente no mesmo em relação a outro colega nosso Radioamador que faz dessa vida a sua profissão.

João Costa (CT1FBF)


De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Eduardo Almeida Gil Silva
Enviada: quarta-feira, 6 de Junho de 2012 14:31
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Estigmatização Rádioamadorística

Se os colegas me permitirem ainda existem e eu conheço alguns Radioamadores pessoalmente com R de rádio e H de homens.
 
Na passada segunda feira, encontrava-me numa determinada cidade do país onde só através da rede echolink tenho acesso.
 
Ao ser notíciado a morte de um condutor de um pesado de mercadirias de transporte inflamável ou outros similares, lembrei-me de um colega nosso Radioamador que faz dessa vida a sua profissão.
 
Peguei na minha baixa frequencia e ao fim de três chamadas não atendidas julguei o pior......
 
Aí subi ao echolink e solicitei se algum colega por Aveiro se encontrava pela frequencia.
 
Atendeu-me um colega que se prontificou a chamar pelo repetidor do Arrestal o colega em questão ou saber da parte de algum outro colega se o mesmo se encontrava em serviço.
 
Ao estar a explicar o que se passava, recebi dorante o qso um sms a dizer: já ligo.
 
Fiquei algo descançado.....mas não fiquei de todo descançado.
 
Entretanto toca a baixa frequencia e aí sim nada se passava com o colega em questão.
 
Aqui peço desculpa a todos uma vez que não li os procedimentos do sistema echolink devido a não o ter instalado no pc. Pois ao não saber de um determinado evento á segunda feira, chamei pelo colega que me tinha respondido pedindo oportunidade......
 
Maçarico, novato e enfim.... sem comentários.
 
Atendendo que tinha de me levantar cedo e por uma questão de cortesia não ficava bem dar uma palavra ao colega que me atendeu sem lhe reportar que o colega em questão se encontrava bem, decidi aguardar tão gratificante qso estrangeiro.
 
De novo em qso com o colega este teve a amabilidade de me explicar que existem determinados qso que estão fixos para determinados dias, não sabendo eu disso pedi desculpas.
 
Desejo aqui postar que radioamadores Há muitos e eu ainda não sei se o sou...sou devido a um exame que fiz, sendo portador de um título de can, o caminho de cada um constrói-se ao longo de uma vida, radioamadoristica, com a ajuda de todos.
 
Agradeço a CT1 AKJ colega Joaquim, toda a sua atenção merece o meu respeito pelo assunto em questao, relacionado com o nosso colega CS7 AFH, de Aveiro.
 
Como podes ver CR7 AFP, ainda temos no nosso seio  Homens, e Amigos, e acredita que dentro desta comunidade já tenho alguns.
 
Na zona Norte em dois repetidores já tenho escutado alguns colegas CR7 que somente dão o seu indicativo, cuidado que eles andam aí...perder o título de can e ter de aguardar mais 4 anos para evoluir é muito tempo.
 
Obrigado por terem lido este meu post.
 
CS7ABF, Gil Silva
 
 


 
No dia 6 de Junho de 2012 13:45, Antonio Eduardo Almeida Gil Silva <cs7abf  gmail.com> escreveu:
Vou responder a este post desta maneira:
parabéns ao novo  colega e grande amigo colega de trabalho CR7 AGF Victor Capelo dos Santos pelo seu título de Can, como RADIOAMADOR Português onde goza e tem o direito de usar a sua, suas estações de radioamador de modo legal perante a lei em vigor.
seria de todo interessante referir o seguinte:
existem radioamadores e radioamadores....bons e maus polícias bombeiros etc.
nao alongo mais este tema, fica na conciencia de cada um, agir como entender, uma achega esta lei nao foi á assembleia da republica mas sim á presidencia de concelho de ministros socrática.
Alguem na altura escreveu para lá, foi chamado á anacom e colegas teve que o maltrataram......
Abraço a todos.

 
No dia 6 de Junho de 2012 12:46, Jose Albuquerque <ct1aoz  gmail.com> escreveu: 

Olá Filipe CR7AFP,
 
Pois é... O colega falou (disse) muito bem mas... (há sempre um mas...)
 
Esqueceu-se de dizer quem é que são os protagonistas do tal qso, porquanto na Póvoa de Varzim há muitos e bons colegas que até estarão contra tais afirmações e assim nós aqui longe metemos todos os amadores da Póvoa dentro do mesmo saco. Serão todos os amadores da Póvoa assim tão radicais? Tenho a certeza absoluta que não, mas o colega teve a coragem de expor o seu sentimento de repulsa acerca das afirmações que ouviu, mas está ao mesmo tempo a protege-lo(s) o que não bate a bota com a perdigota. E até se poderá pensar se será verdade aquilo que nos disse... porquanto tenho lido tanta coisa (queixas) dos CR7 aqui no forum que esta vem mesmo mesmo a matar.
 
Esclareça lá isso para não haverem dúvidas àcerca dos amadoresda Póvoa.
 
Já agora se me permite uma observação, ( o que terá ouvido foi uma análise de apenas 1 e não da comunidade toda de rádio-amadores nacionais o que pela sua percentagem não indicia nada mesmo nada o sentimento dos outros. Assim sendo faço minhas as palavras do Paulo CT1EWA quando diz que existe um botão para OFF ou mudar de frequencia, mas sinceramente eu tinha esclarecido a situação ali mesmo na hora para poder dormir mais tranquilo e não ficar a pensar em vir para o forum com um assunto pouco esclarecido).

 
Com os meus cumprimentos
J.Albuquerque
CT1AOZ
 
 
 
 


 
No dia 6 de Junho de 2012 10:07, ct1ewa <ct1ewa  gmail.com> escreveu:
Caro colega
 
A exemplo de outras posições, algumas públicas e difundidas através deste cluster, permita-me partilhar consigo a minha opinião sobre esse e os outros assuntos que apenas pretendem a devassa humana, o descrédito de outrem e são exemplo do déficite na personalidade e carácter da ou das pessoas das quais são procedentes:
.         Desprezo, é o termo e a forma como devem ser considerados os assuntos e as pessoas que tomam esses tipos de atitude e proferem essas verborreias cerebrais 
Tenho a certeza absoluta que o tipo de posicionamento e vocábulo, não reporta a nenhum número significativo de amadores de rádio, antes pelo contrário, reporta aqueles que ainda não se conseguiram adaptar ao mundo deslumbrante que é o radioamadorismo, palco de cordialidade, partilha e desenvolvimento intelectual e humano.
E mais não digo!....
73's e quando for assim, "desande" o botão do rádio para o OFF ou para outra frequência! 
 
Paulo Nuno Santos
CT1EWA - Paulo Nuno F.R.Santos
EPC#5619 * 30MDG#1693  * DMC#3521  * 070#1457 
ARAL#37 * REP#995 * CTQRP#053
Apartado415 *2430-905 Marinha Grande * Portugal
 
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Filipe Pereira - CR7AFP
Enviada: quarta-feira, 6 de Junho de 2012 09:25
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: Estigmatização Rádioamadorística
 
Bom dia ilustres colegas.
É com imenso pesar e uma profunda lamentação que venho aqui tornar público o estigma de alguns colegas em relação aos rádioamadores de categoria 3.
Durante o decorrer da madrugada de hoje ( 6-Jun-2012 ) no repetidor de UHF da serra D'Arga ( Viana do Casteloo ), escutei um longo QSO entre um colega da Póvoa de Varzim e outros colegas, no referido QSO o colega fez questão de afirmar repetidamente que os CR7's são meios piratas, pois afirma que são indicativos provisórios, afirma que não mantém QSO's com CR7's nem responde a uma eventual chamada de um, correlacionando um CR7 com um "individuo que não está habilitado a conduzir" e afirmando também que na estação do colega, nunca nenhum CR7 emitirá sob a supervisão do seu indicativo ( chegando a comparar a atividade rádioamadoristica a um acidente de viação ).
O fato mais curioso foi o colega em questão tentar ( felizmente sem êxito ) mudar a opinião de 2 colegas ( um de Esposende e outro do Porto) em relação aos novos amadores de categoria 3, afirmando que não os reconhece como rádioamadores efetivos.
 
Ilustres colegas, não pretendo de forma alguma maça-los com este tema, mas os juizos de valor com carater difamatório são demais evidentes ( chegam a proferir afirmações de que os amadores de categoria 3 que se escutam na frequência na realidade não são supervisionados ), este síndrome ignóbil  e ostracizante pode causar alguns dissabores quer aos colegas de categoria 3 que são postos em causa quer ao bom nome e aprumo de por quem são supervisionados.
Na tentativa de elucidar alguns destes colegas ( que até afirmam que vão contactar a ANACOM pois não reconhecem o CR7 como rádio amador efetivo ) sugeria, e solicitava o favor de que os colegas que se encontram ligados a associações e com ligações mais próximas do supervisor pudessem de alguma forma atenuar este tema que já por demais é recorrente seja por esta via ou no ar nos vários repetidores.
Lamento ter maçado os colegas com este tema numa véspera de feriado ( que escasseiam ) e faço votos de que a comunidade rádioamadoristica nacional rume num só sentido, rumo ao desenvolvimento e crescimento de uma atividade salutar e de extrema mais valia sócio-cultural e educativa até com carater cientifico.
 
O meu bem haja a todos.
-- 
Cordiais cumprimentos,
Filipe Pereira - CR7AFP
ARBA: #797
 
www.RON.pt
Assoc. Desenvolvimento Atividades Rádio

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



-- 
Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
Use "Cco" (ou "Bcc")- cópia oculta- para enviar seus e-mails.
Retire os endereços dos amigos antes de reenviar. 
Dificulte a disseminação de Vírus, Spams e Banners.
********************************************
J.Albu

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster






Mais informações acerca da lista CLUSTER