ARLA/CLUSTER: "Efeito Luxemburgo"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 5 de Junho de 2012 - 18:50:48 WEST

Colega Filipe
Apesar de algumas explicações, acho que esse efeito ainda é um pouco como a
existencia das esporádicas "E". A explicação que está no link do e-mail
anterior, da enciclopédia é um tanto simplista, mesmo roçando o vazio de
conteúdo. Não existem duvidas que o fenómeno manifesta-se pelo aparecimento
de duas modulações de emissoras diferentes, mas com uma unica portadora.
Tais emissoras estão em QRGs diferentes, e podem estar afastadas
megaciclos. Não existe qualquer batimento, na escuta do fenómeno, o que
indicia que em relação às portadoras nada acontece. O que parece acontecer,
é a modulação de uma das portadoras, pela variação de amplitude de outra
portadora distante na frequência. A explicação para o fenómeno não é
pacifica e algumas teorias existe. Eu vou pelo efeito gerado pela variação
das cargas electricas das particulas da ionosfera, que por sua vez vão
alterar o coeficiente de reflexão da camada ionosférica, dando origem a uma
modulação de amplitude de uma onda portadora, no seu ponto de reflexão.
Assim teremos uma espécie de fadding controlado pela modulação de um dos
emissores que se rflectem naquele ponto. Ou  talvez seja um fenomeno
parecido com o que acontece com as ionosondas, que na sua reflexão
apresentam duas  reflexões  ligeiramente desfasadas de frequência e que se
chama de frequência extraodinária (onda X ) e frequência ordinária (onda O).
Este é um tema muito interessante e já agora deixo aqui o meu pedido ao
Mestre Cupido que "bote faladura" sobre este assunto tão interessante, pois
melhor que ninguem saberá dizer algo sobre o "Luxemburg efect" e sobre onda
X e onda O.
Obrigado colega Filipe por ter despoletado tão interessante tema nesta
lista.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*