ARLA/CLUSTER: AFINAL HAVIA RADIOAMADORES NA MADEIRA

Afonso Marques amarques guiatel.pt
Domingo, 22 de Julho de 2012 - 08:08:21 WEST


Tem toda a razão  : é como a história dos escuteiros que atravessaram a velhinha no Rossio , mas em  que ela não queria atravessar coisa nenhuma ... O escuteiro aqui é o radioamador  que, à força, quer prestar a boa acção . Sejamos claros , cada  qual com a sua responsabilidade  , e bem ou mal há uma autoridade de protecção civil que é incumbida de coordenar as acções. Entretanto, aparecerem outros a tentar actuar sem estarem integrados num planeamento , que até aceitamos classificar de menos bom . Temos que concordar que só vem ampliar o caos . Portanto o radioamador com o seu espírito, que sabemos de altruísta , deverá , se assim o entender, disponibilizar-se, mas integrado numa coordenação e sob a supervisão duma entidade , a PC , que até pode não ser um modelo de organização , no sentido lato , muito recomendável . Se essa entidade entende prescindir da colaboração dos OM's , os ditos não tê mais que acatar e dedicar-se ao DX , activações , bricolage , ou então ajudar no terreno a debelar situações de perigo , mas mesmo aí , enquadrados nas acções coordenadas .
 
Mas não , o português quer é o improviso , e desculpem o desabafo , o radioamador ( uma minoria , felizmente ) também quer o o protagonismo ...
 
Este reparo foi escrito em português arcaico , porque o autor não aceitou ainda o AO, e resistirá até a data limite da aplicação, na expectativa da sua revogação.
 
 73
 
CT1RH 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de João França
Enviada: dom 22-07-2012 1:07
Para: 'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: AFINAL HAVIA RADIOAMADORES NA MADEIRA



Caros colegas RADIOAMADORES, como sempre e tal como em outras catástrofes na RAM isto aconteceu e volta a acontecer, tal como dizia o outro, "porque será?".

Sinceramente, depois de tudo o que nós aqui no continente vimos e constatámos via serviços noticiosos, como é que alguém (PC da RAM), ainda pode negar que alguém preste contributo em acções desta natureza. É certo que de certeza, os colegas que estavam a tentar prestar serviço e alguns até prestaram, não tinham qualquer viatura amarela, diga-se mal empregada, para andar a mostrar na rua, visto que infelizmente, como todos por cá e no mundo inteiro pudemos verificar, com o fumo não dava bem para ver.

Claro que havia e há radioamadores na Madeira e no resto do país e do mundo, xiiuuuu, mas eles não querem saber disso, porque quem os colocou naqueles poleiros, nem sequer sabe o que é isso, mas como são tantos, eles têm que os colocar nalgum sítio. Mas sinceramente meus senhores, está na altura de começar a responsabilizar os sENHORES deste nosso país e começarem a pagar com o corpo conforme a qualidade dos serviços que prestam ao nosso povo. Claro que, quem não tem unhas, dificilmente consegue tocar guitarra. Claro que fica mais bonito depois disto tudo, arranjar umas casinhas e realojar os desalojados, mas penso que já chega. É sempre a mesma coisa e quem paga é o povo, seja o Zé ou não.

 

Bem haja a todos que sem interesse tentam prestar auxílio a quem o não tem.

 

73's

 

De: CT2KIU

JOÃO FRANÇA

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Saraiva
Enviada: sábado, 21 de Julho de 2012 14:40
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: AFINAL HAVIA RADIOAMADORES NA MADEIRA

 

Um radioamador que pediu anonimato informou ao Conselho Português de Proteção Civil o seguinte: 

1º Têm sido efetuados diversos contatos formais e informais com o serviço regional de proteção civil a dar a indicação que a Delegação da REP na Madeira estava e está, disponível para colaborar com a PC no que ela entender, até hoje nunca obtivemos uma resposta, pura e simplesmente nada.

2º Nos acontecimentos do 20 de Fevereiro de 2010, voluntariamente vários radioamadores foram para o terreno auxiliar no que podiam, assim que a PC percebeu essa movimentação deu ordens para retirar do terreno todos os meios que lá tinham sido colocados, se quiser posso nomear situações concretas, que inclusive resultaram na revolta da população, pois os amadores tinham assegurado comunicações com zonas populacionais isoladas e de repente tivemos de retirar tudo do terreno.

3º A PC da RAM rege-se por decretos regionais, que resultam de adaptações da legislaçao nacional, é errado pensar que a PC da RAM é equivalente à Autoridade Nacional da PC. Quero dizer com isto que a realidade de Portugal Continental não é necessariamente a mesma da RAM.

4º A PC da RAM não admite perante a comunicação social que tem problemas a nível de comunicações, apesar de neste momento todas as suas comunicações basearem-se no TETRA, com isto, não admitem a intervenção dos amadores no que quer que seja, nem como complemento.

5º e último, quando pergunta onde estão os Amadores da Madeira? A maior parte deles estava a tentar combater os incêndios que deflagraram junto das suas residências, tentando desesperadamente salvar os seus bens, pois os meios de salvamento não chegaram nem a 30% das chamadas, quem não presenciou não IMAGINA o que foi esta terrível tragédia. Os amadores na RAM que dispõe de equipamentos ou que estejam no "ativo" não chegam a duas dúzias, somos muito poucos e e pouco ou nada podemos fazer sem estarmos devidamente integrados na PC.

Bem haja colega, pelo seu inestimável contributo. 
Dou a mão à palmatória, houve falta de informação. Contudo reforço a necessidade de rescindir protocolos entre as Associações e a ANPC e forçar a criação das ULPC constantes do Art.º43 da LBPC e de integração dos radioamadores nas mesmas, de outro modo ou não tem iniciativa ou serão sempre vistos como algo que está a mais. 
Sempre tive humildade de pedir desculpa por erros ou excessos, neste caso um "excesso" resultante de falta de informação. 

Contudo de costas voltadas continuaremos a protelar o desenvolvimento. A REP Lisboa é responsável por condicionar nos últimos anos o desenvolvimento desta vertente do radioamadorismo, que se rflectirá durante décadas, apesar dos meus sucessivos alertas e estimulos. Os radioamadores, como todo o povo, merecem acesso à formação organizada em autoproteção e resiliência, contudo a REP Lisboa não o permite, não o viabiliza, nada faz para isso, e o tempo passa...  Um vírus, um HIV, contaminou o radioamadorismo português com uma mutação de néscio, a que se junta o empírico e o curioso a quem uma qualquer faculdade deveria ter atribuído equivalência por ter exercido funções em proteção civil, em detrimento daquilo que outrora moveu o radioamadorismo nacional, A CIÊNCIA. 

O radioamadorismo nacional é o que a maioria dos radioamadores desejar que seja, o que a maioria dele fizer, e nesta matéria a maioria ... 

Caro Colega anónimo
Bem haja pelo seu trabalho
Bem haja aos rádioamadores da Madeira que estiveram e estão empenhados no socorro e na resiliência
Contém comigo e com as organizações que represento para desenvolver a vertente do radioamadorismo solidario, protector, e resiliente
Conte com o Conselho Português de Proteção Civil

As suas palavras não cairão no esquecimento, e chegaram ainda esta semana aos grupos parlamentares e ao Exmo SEAI. Acredite que há gente sensivel a estas matérias nas estruturas governamentais do país, e total abertura para ouvir os gritos de desespero de todos quantos intervém em proteção, prevenção, e socorro. 


Esta mensagem é da é da minha unica e exclusiva responsabilidade pessoal

73´s

João Saraiva 
CT1-EBZ 

-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : não disponível
Tipo : application/ms-tnef
Tam  : 9932 bytes
Descr: não disponível
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120722/e15aa5d7/attachment.bin


Mais informações acerca da lista CLUSTER