ARLA/CLUSTER: Antenas direccionais no mesmo mastro por Luis Cupido (CT1DMK)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012 - 14:34:37 WEST


Viva,

Negativo, Toni.

O Ian White (g3sek) está correctíssimo.

Muito cuidado com as analogias com as lanternas em que o comprimento de onda é muitíssimo mais pequeno que o tamanho da lente ou reflector, caso em que focas mais perto ou mais longe sem mexer no tamanho do reflector ou lente.

A optica geométrica é uma forma simplificada do comportamento das ondas electromagneticas válida "APENAS" quando todos os elementos envolvidos são muitíssimo maiores do que o comprimento de onda.

Área de captura e a directividade são a mesma coisa, expressa de forma diferente. E o ganho é tão somente a directividade depois de retiradas  as perdas.

Portanto quanto mais ganho maior a área de captura... pensa numa parabólica... quanto maior mais ondas intercepta e junta no ponto focal. Quanto maior o seu diametro maior a sua área de captura, pois mais capta. Mas ao ser maior fica consequentemente mais direcional, uma vez que está a colimar mais ondas no seu ponto focal.

Uma yagi é igual, quanto mais comprida mais ganho e como tal maior  captação... maior área de captação... maior area de captura.

Se eu monto uma antena maior quero captar mais portanto quero mais área de captura.

Assim quanto mais ganho tem uma antena a maior distância devem estar os  elementos estranhos que possam perturbar a dita. Mas nem todos os elementos estranhos perturbam a dita yagi assim tanto. Os que forem ressonantes ou muito reactivos podem perturbar, os não ressonantes e longe de qualquer ressonancia em principio menos.

Um elemento de 432MHz quase nada afecta uma antena de 144MHz, mas um elemento dos 144MHz seguramente afetar a antena de 432MHz. portanto a distância é 
ditada pelas necessidades da de 432MHz, pois a de 144Hz fica não perturbada qualquer que seja a distância a que se encontre a de 432.


Veja-se então qual a área de captura de 432 que se quer ter desimpedida.

Luis Cupido
ct1dmk.


Fonte: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com





Mais informações acerca da lista CLUSTER