ARLA/CLUSTER: Repetidores de VHF e UHF de Monsanto em Lisboa.

Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2012 - 12:47:02 WET

Bom Dia,

Quero dar os meu mais sinceros parabéns a todos os colegas envolvidos na instalação, pois ao fim de tantos anos temos finalmente os repetidores de VHF (RV50) e de UHF (RU692) localizados no Monsanto em Lisboa, licenciados pela Rede dos Emissores Portugueses, já em funcionamento.

Ao que tudo indica, isto por informações divulgadas nos repetidores pelo colega António Viegas (CT2IXQ) no dia da montagem, ambos encontram-se ainda em fase de testes, esperando-se que no fim do próximo mês de Fevereiro estejam então definitivamente a funcionar em muito melhor condições técnicas; com melhores cabos coaxiais, melhores antenas e mais elevados numa torre a instalar.

No entanto, penso que existem informações muito importantes que ainda não vi  divulgadas, pois convinha certamente alertar os seus utilizadores para que tenham em atenção algumas características:

- Ambos e ao contrario do que foi anunciado para o repetidor de UHF (Desig. Emissão: 16K0F3E), estão a trabalhar em FM Estreito ( Designação de Emissão 11K0F3E).

- Terem também em atenção ao "delay" na emissão do repetidor de VHF que ao estar demasiado curto muitos podem não se aperceber e continuarem a "patilhar"  à espera de resposta do repetidor. Penso que este problema será corrigido no próximo "upgrad" como foi referido pelo colega CT2IXQ

Quanto à questão das coordenadas, acho que já fui suficientemente claro naquilo que penso.

Ao que me parece até estou muitíssimo bem acompanhado, inclusive pelo United States National Institute of Standards and Technology (NIST)  quanto à total e absoluta inutilidade atual  dessa ofuscação, quando refere  "System security should not depend on the secrecy of the implementation or its components"... eu não conseguiria ser mais objetivo.

João Costa (CT1FBF)

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro Ribeiro - CR7ABP
Enviada: segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 11:37
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Repetidor de Monsanto-Lisboa de UHF - CQ0UMST

Bom dia,

Confirmei num local a poucos km do local do repetidor e o erro entre os valores dados por um receptor de GPS e o mapa do Google Earth é de poucos metros.

De salientar, para quem não reparou, que as coordenadas fornecidas pelo colega Viegas CT2IXQ estão com precisão apenas de centésimas de minuto daí o erro ser maior.
Compreendo a intenção da ofuscação relacionada com segurança, no entanto não a considero suficientemente vantajosa quando em muitos outros locais da NET, em arquivos de histórico da web, de listas e nas próprias publicações do regulador ICP-ANACOM as coordenadas aparecem divulgadas.
Em muitos casos basta o típico Maidenhead Locator a 6 caracteres para termos a localização com um erro de 7,2x4,6km, com uma visita à zona logo se detecta uma potencial torre que o albergue.

Mesmo não dizendo o locator no anúncio periódico, o que parece começar infelizmente a proliferar, dizendo apenas "... Cabeço de Montachique..."
basta para se passar no auto-estrada e localizar o repetidor.

Novamente, partilho a preocupação da segurança mas enquanto tivermos múltiplos "elos mais fracos" a vantagem dessa ofuscação não compensa a penalização de funcionalidade associada.

Já ouviram falar de "security through obscurity"?
http://en.wikipedia.org/wiki/Security_through_obscurity

73!

--
QRA: Pedro Ribeiro // Callsign: CR7ABP // GRID Locator: IM58mr