ARLA/CLUSTER: Re:Ventoinha automatica que liga quando "fareja" a RF

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2012 - 14:26:26 WET

Boa tarde colega Artur.

Não complicou mesmo nada, este assunto dá pano para mangas, senão vejamos:

Tem toda a razão quando afirma que a tensão/corrente de "forward" é
superior á reflectida, no entanto o mesmo acontece nos pontos de fase do
cabo em que temos um ponto de corrente máximo para uma tensão mínima, (seja
a direta ou refletida) mas tal como eu disse, num sistema ideal e levando
em linha de conta que toda a tensão/corrente seja aproveitado pelo sistema
irradiante, a tensão/corrente será mínima, levando à conclusão que o bom é
termos estacionárias porque assim a ventoinha vai trabalhar muito melhor.

Foi só com base nesta conclusão que eu afirmei o que afirmei, não passa de
uma brincadeira tendo como base a análise do circuito. Não o desdigo e sem
querer validar certas alusões que já todos devem ter ouvido como o seja " *uma
boa antena tem que ter ROE senão não é boa ?????*" porque aí este circuito
funciona sem falhas.

Um abraço e obrigado pela sua contribuição nesta matéria, que pelo menos
sirva para motivar a análise sobre sistemas de transmissão, neste caso
cabos, e levar talvez os colegas a criarem um experimento tendo como base
os fios de "Lecher" para verificarem o que foi aqui dito.

Jorge

2012/1/10 Manuel Artur Rodrigues <manuel.artur  rcom.pt>

> Boa Tarde a todos.
> Para os amais distraídos.
> Permitam-me que discorde de parte do texto.
> A bobina capta forçosamente mais Rf no sentido das Incidentes, do que no
> sentido das Reflectidas, para condições normais.
> Se neste caso está a acontecer o contrário, é porque a rectificação do
> sinal captado, está na ponta contrária. Está na ponta de ler reflectidas e
> não do lado das incidentes.
> Espero não ter complicado o assunto
>
> 73
> CT1AED
> Manuel Artur

73's

***********************************
*CT1JIB* / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>
QSL Via: Bureau or Eqsl:www.eqsl.cc
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
ARRL/LoTW Member# 2000232451
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, REF040
Co-Sysop of CQ0DLX, CQ0DPT, CQ0DSM, CQ0DTV
*
D-Star System