Res: Re: ARLA/CLUSTER: Antena enterrada - afinal não é treta!

Sergio Oliveira covairia gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Janeiro de 2012 - 20:40:54 WET

Lembro de receber com um coaxial ligado a um arame num poço. Não escutava
QRM e o resto o AGC fazia. Era limpinho.

O colega CT4MF comentava alguém para os lados de, deixa eu ver se me lembro,
ribatejo? Que emitia com antenas enterradas, não se viam, e no entando era
um sinalão. Parece que era necessário ligar a rega quando em tempo seco.

Num clube de radioamadores a norte de Fátima a história da antena enterrrada
deu muito gozo a alguns que, com essa história, "esfolaram" alguém. A
profundidade dava para plantar árvores.

Parece que este tipo de antena vem de uma descoberta militar americana? que
num pós-guerra foi passada aos civis.

Fica a faltar a confirmação dos entendidos na matéria, já que eu, disto,
nada entendo.

Sergio
CT2IFT
Fatima