Re: ARLA/CLUSTER: Antena enterrada - afinal não é treta!

Jose Albuquerque ct1aoz gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Janeiro de 2012 - 15:09:56 WET

olá boa tarde

Pensei durante alguns momentos se deveria comentar esta ''antena''. E não
resisti em escrever estas linhas.

Não sei se alguem se deu ao trabalho de traduzir o artigo, pois se o fez
tirou logo a ideia de fazer ou testar tal ''antena''.
Acho que em vez de antena deveriam chamar-lhe ''atenuador''.
Porquê??...

É que experiencias feitas tem uma diferença de 40 Db a menos relativamente
a uma antena vertical de 1/4 de comprimento de onda.
Mais...
a atenuação é o dobro que uma vertical carregada com 2,40 metros comparada
com uma vertical de 1/4 de comprimento de onda.

ou seja ... uma não fala nem escuta e a outra claro é uma antena.

Antes de começarem a cavar buracos no quintal pensem nisto...
Querem falar com o vizinho? então uma carga de 50homs resolve o problema
sem necessidade de uma escavadora....

Este ''atenuador'' como atenuador é muito bom...
como antena, pela vossa rica saude, é um desastre.

um abraço e um bom 2012 para todos...

Jose Albuquerque
CT1AOZ