Re: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Bom dia a todos
Muito embora eu não seja utilizador da TDT, porque tenho como outros
milhares de portugueses TV por subscrição, não deixo de acompanhar o
problema. O Pedro está com problemas em receber a TDT em condições de 100%,
apesar de estar em linha de vista.  Ora isso leva-me a acreditar que está a
receber varios emissores ao mesmo tempo. Pedro toma em atenção ao seguinte:
As emissões efectuadas em SFN, (single frequency network ) têm os seus
master oscilators sincronizados normalmente por GPS, e isso é infalivel.
Acredito que todos os emissores estão perfeitamente sincronizados e em
perfeita sobreposição de fase. O teu caso configura um caso de
interferencia intersimbolo, provocada pela ocupação do canal de guarda
entre os simbolos que na TDT não sei quanto é. O que deve estar a acontecer
é certamente causado pelo delay do sinal do emissor mais distante, em
relação ao mais perto. Pode parecer insignificante, mas a nivel de SFN uns
microsegundos podem destruir um sinal. Um dos sintomas desse problema é
exactamente ter um sinal de RF bastante forte, (podemos ver isso com um
analizador de espectro) e ter um SNR baixo.
No teu caso aconselharia a tentares esconder a antena de um dos emissores,
de modo a que recebesses apenas uma fonte com um sinal mesmo que mais
baixo. Modulações do tipo COFDM, OFDM etc, desde que tenham lá o sinal bem
formatado e sem interferencias no canal de guarda, como sabes, nem precisam
de ter um sinal forte para estarem a 100%...Basta terem um sinal limpo.
A TDT é uma excelente opção para ponto a ponto como é o caso. Tem muito
mais qualidade e muito mais possibilidades. Infelizmente não aproveitam
essas potencialidades nem em 10%...Vá-se lá saber porquê?...Para não
estragar o negocio ao MEO!!!
Sinceramente aquele senhor da ANACOM que dá a cara na TV a falar sobre TDT
parece mais um funcionário administrativo da PT, porque passa a vida a
desculpar as "borradas" que a PT fez na gestão da transição para a TDT.
Eu atevia-me a sugerir que a nivel da Peninsula hibérica se pudesse fazer
uma coisa pioneira que traria vantagens aos dois lados, Mas para isso era
preciso acabar com as mentalidades retrogradas e corruptas que puleiam por
todo o lado...A minha sugestão era integrar a TDT portuguesa na TDT
espanhola e vice versa...No fundo seria criar uma verdadeira plataforma
Ibérica de TDT!!!...Em Portugal teria-mos os canais portugueses (incluindo
os canais de noticias, e todos os canais temáticos da RTP) e espanhois
assim como em Espanha teriam os espanhois e portugueses!..Isso sim é que
era serviço!

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 4 de Janeiro de 2012 00:06, cardoso