Re: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2012 - 22:57:56 WET

Esses chegam tarde, quando ainda se podiam fazer alterações de fundo ao
processo e inverter a tendencia, nada disseram.
Se se tivesse dotado a plataforma de valor acrescentado, por exemplo com
os N canais que de uma forma ou de outra saem dos nossos impostos RTP
Internacional, RTP Memória, RTP Africa, RTP Açores e RTP Madeira,
Euronews (de que a RTP tem direitos) e os canais de Rádio!!! (sim, tal
como os operadores pagos o fazem, a TDT também poderia incluir múltiplos
canais de rádio) e com muitos produtores que acredito se interessassem
em ter canais em FTA.
Se tal tivesse sido feito as pessoas não esperavam para o último dia e
tinham feito a mudança por opção própria sem se sentirem obrigados a tal.

Quando diversos movimentos exigiram isso e até chegaram a levar petições
à AR (eu fui um dos subscritores) que foram rejeitadas/ignoradas, não
ouvi falar de qualquer comunicado a CT da RTP, ouvi foi falar de defesas
no sentido contrário por parte do CA, de preservação dos canais
adicionais do operador publico no domínio das TVs pagas ...

Mais, porque não se entenderam as TVs existentes na exploração do canal
HD que existe no MUX da TDT? no mínimo que desse a versão HD da RTP1 que
existe nas TVs pagas, pior, porque por ele não estar a funcionar (nem
com uma mira de teste), muitos aparelhos estão a ser adquiridos sem se
poder confirmar a funcionalidade o que condicionará os futuros canais HD
que quando aparecerem (se aparecerem) vão gerar nova onda de protestos
pelos que não os conseguem ver.

Há muitos interesses económicos que seriam afectados com o sucesso da TDT.
Quantos clientes perderiam as TVs pagas se tivéssemos em FTA um leque de
canais idêntico ao de Espanha?
Isso era dar algo aos "pequenos" e isso não interessa ... não é do
interesse nacional.

73!