RE: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

Afonso Marques amarques guiatel.pt
Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2012 - 18:03:17 WET

Pois eu gostava que me explicassem qual é o problema com a transição , porque para além das reportagens sem pés nem cabeça das TVI's e quejandas, a entrevistar a ti Maria nos Carqueijais  de Baixo, sobre a problemática da transição , onde, por regra, o entrevistador revela tanta ignorância como o coitado do entrevistado, não enxergo mais nada parta além disso . É ponto assente que nós portugueses deixamos para o último minuto tudo aquilo que a nos é dado um prazo razoável , desde o simples pagamentos dos impostos , como a tomada de uma vacina , como a ida obrigatória ou não a qualquer evento , e claro , como tomar medidas atempadas para ter TDT , caso isso lhe interesse . Se com tempo se adquirisse o conversor , talvez com tempo se pudesse reclamar sobre a deficiente recepção , e talvez com tempo o problema pudesse ser resolvido , quer pela entidade , quer pelo próprio  . Nestes casos haverá sempre alguém que fica prejudicado , mas isso sempre assim foi nestes processos , em particular na implementação da TV e até na da rádio desde os primórdios . Já na transição do P&B para cor houve quem ficasse mal , pois um sinal em P&B era razoável , mas passado a cor ficava uma porcaria, como cor , claro . E lá tinha que comprar nova antena , amplificador ,TV, etc . E ele que até nem queria cor nenhuma . Daqui a uns tempos ninguém se lembra destes contratempos  e apreciam a qualidade do sinal , que ainda terá que ter algumas afinadelas , aqui e ali. Acho que se protesta também porque temos poucos canais abertos , ou melhor , que a Espanha tem mais . São de facto este pensamento e atitudes  que nos têm levado a perder ao longo destas últimas dezenas de anos ... E nos EUA ou na China  não têm mais  canais livres ? Digo eu ...

Mas pronto , malhemos na ANACOM pela sua constante incompetência , ignorância e ineficácia . Nós é que , se lá estivéssemos, faríamos tudo bem...

É esta de facto a minha dúvida , pois sabendo que sou pouco inteligente , se me explicarem muitas vezes a questão , provavelmente compreenderei...

73 do

CT1RH

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: terça-feira, 3 de Janeiro de 2012 17:27
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: TDT: Anacom preocupada por população deixar transição para a última hora

É preciso a ANACOM não ter vergonha na cara...depois do que foi todo este inqualificável processo da transição da Trapalhada Digital Terrestre em Portugal.

João Costa (CT1FBF)

O fim do sinal analógico não vai provocar "uma situação dramática", mas a Anacom está preocupada com o facto da população estar a deixar para a última hora a transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

"De acordo com o último inquérito, realizado em dezembro, metade das pessoas que tinham que se adaptar já o tinham feito. Sobrava outra metade que demonstrou intenção de o fazer nos dias seguintes. Não nos parece que vá existir uma situação crítica no dia 12 [data em que se inicia a transição na faixa litoral]", disse à Lusa o administrador da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações com o pelouro da TDT.

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Cardadeiro admitiu estar preocupado com "o facto da população estar a deixar [a transição] para a última hora", o que poderá levar a que fiquem "temporariamente sem televisão ou porque se atrasaram na compra dos equipamentos ou devido a problemas técnicos".

Fonte: Jornal Expresso