ARLA/CLUSTER: Testes de 29/12/2012 em SSTV

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 31 de Dezembro de 2012 - 19:28:52 WET

Prezados colegas,

Tive anteontem o grato prazer de desfrutar de uma fantástica noite de
emissões em Televisão de Varrimento Lento extra programa mensal via CQ0UARB.

Foi tudo muito improvisado, decidido informalmente apenas 2 dias antes...
mas correu da forma que as imagens ilustram.

Agradeço a ajuda e participação do nosso ilustre colega Raul (CT4BT),
extremamente criativo e um parceiro de experiências fantástico.

Os testes foram efectuados na frequência de 144,525 MHz, servindo para
testarmos formas de varrimento demasiado "demoradas" para a temporização do
CQ0UARB. A minha estação /1 em Vila Nova de Santo André (IM58ob) e a do Raul em
Setúbal (IM58nm) situam-se a cerca de 52 quilómetros de distância em linha
recta.

As 2 primeiras imagens (de cada um e nós) foram transmitidas no método de
varrimento da noite... o eficiente MP 175. A primeira em FM e a segunda em
SSB. Como podem ver as diferenças não são evidentes.

Conseguem detectar a única diferença?
A minha emissão em banda lateral única não foi recebida logo de início pelo
Raul, mas confirma-se o mesmo resultado (vejam-se as 3.ª e 4.ª imagens).

Em seguida o Raul enviou mais uma imagem em MP 175 enquanto eu fazia o meu
primeiro teste no modo PD 290 (imagens seguintes). Aqui começaram as minhas
primeiras surpresas. Fiquei a saber que, aparentemente, temos que prever
matrizes da moldura de texto ("templates") com diferentes resoluções (já
estou a trabalhar nisso). Todas as minhas imagens nos formatos 800x616 e
640x496 estão por essa razão sem qualquer legenda ou identificação.

Seguiu-se uma experiência do Raul em MC 180-N (não demonstrou ser adequado
para as condições de emissão utilizadas) e minha no modo P5.

Recebi depois um teste interessante... a mesma imagem em MC 180-N, PD 90 e
MP 175 (vejam as diferenças as quais "falam" por si).

Transmiti em seguida a minha primeira imagem em P7. Apesar de alguns
problemas de sincronização por parte o Raul... mais um varrimento que
comprovou a sua qualidade.

Veio em seguida mais um teste interessante. A mesma imagem no fantástico MP
175 e em seguida no varrimento SC2 60 (tendo este último demonstrado também
não ser apropriado para esta forma de emissão).

Seguir-se-ia o meu teste em PD 120 (aprovado para este fim, apesar das
dificuldades de recepção demonstradas pelo Raul. Há que aprofundar o teste
de novo).

Enviei ainda um teste no varrimento MR 175 (nada mau, apesar das ligeiras
dificuldades de sincronização na máquina do Raul).

A terminar celebrámos o fantástico MP 175 para a despedida, tendo-se
confirmado a sua excelência para emissões em VHF nas condições testadas
ontem.

Cá vos esperamos no próximo teste. Se não for antes ficamos combinados para
as 21:30 do próximo dia 12 de Janeiro na repetidora de UHF da Serra da
Arrábida (CQ0UARB).

A todos a quem não tiver oportunidade de o desejar mais logo... faço votos
de que tenham umas óptimas entradas em 2013!!!

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL