ARLA/CLUSTER: Noites no Observatório - Sessão Apocalíptica (21 Dezembro 2012)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2012 - 14:12:33 WET


Noites no Observatório - Sessão Apocalíptica

No próximo dia 21 de Dezembro de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará a última sessão do ano de 2012 de as "Noites no Observatório".

A iniciativa "Noites no Observatório", de frequência mensal, tem vindo a decorrer desde o ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX. 

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório 
- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão) 
- Observações com telescópio

ATENÇÂO: Excepcionalmente, a sessão deste mês será realizada no dia 21 de Dezembro (sexta-feira) em vez do habitual último sábado do mês.

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. 

Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e tem uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 21 de Dezembro terá início às 21:30 com a palestra. Este mês, a visita guiada ao edifício museológico do Observatório não será realizada. O OAL abrirá as suas portas às 21:00.

A palestra estará subordinada ao tema "Maias 2012: O Fim dos Tempos?", proferida por Prof. Doutor Rui Agostinho.

--------------------------------------------------------------------------------
Maias 2012: O Fim dos Tempos?

Nos últimos anos têm-se propagado notícias de um fim do mundo em 21 de dezembro de 2012, argumentos esses que são baseados em interpretações incorrectas da cultura Maia. O seu impacto é manifestado nas publicações de índole genérica, sentido pelo público mais suscetível e, mais preocupante ainda, nos jovens e diversa população escolar. 

No contexto cultural científico da sociedade hodierna, a transmissão destas interpretações catastrofistas só se torna eficiente quando associada a fenómenos cientificamente comprovados, de modo a atribuir-lhes alguma credibilidade. Por isso, os advogados do "Fim do Mundo", argumentam que no final de 2012 ocorrerá uma panóplia de fenómenos astrofísicos e terrestres, todos eles com "ligações óbvias" à cultura Maia. Curiosamente argumenta-se que alguns foram estudados ou previstos pelo povo Maia, apesar de apenas terem sido descobertos no último século.

Nesta palestra abordarei os diversos fenómenos astrofísicos que usualmente são apresentados como prova evidente da "catástrofe eminente de 2012", mostrando que não passam de interpretações infundadas e que estão mesmo erradas.

--------------------------------------------------------------------------------

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior. 

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.  

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia. 

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 17 de Dezembro, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida. 

A inscrição é efectuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0  

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul   

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

______________________________________________________________
               Observatório Astronómico de Lisboa
   Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
         Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa





Mais informações acerca da lista CLUSTER