ARLA/CLUSTER: Satelites - como ouvi-los

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012 - 16:30:38 WET


-----Mensagem original-----
De: ISSFANCLUBEBRASIL  yahoogrupos.com.br [mailto:ISSFANCLUBEBRASIL  yahoogrupos.com.br] Em nome de Alvaro Ricardo
Enviada: quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012 23:11
Para: ISSFANCLUBEBRASIL
Assunto: [ISSFANCLUBEBRASIL] Satelites - como ouvi-los

http://www.qsl.net/ct1dnf/satgp.html

http://www.qsl.net/ct1dnf/amadorp.html

http://celestrak.com


Para todos os colegas que gostem e queiram começar a operar satélite


  Comunicações de Satélite Amador LEO

  Satélites de órbita baixa em torno da Terra (Low Earth Orbit)

Nas asas duma POMBA (DOVE)



    O DOVE é um dos Microsatélites presentemente em órbita. Eles são chamados Microsatélites devido ao seu pequeno tamanho (cerca de 23 cm de cada lado). A sua primeira missão é para a educação. O DOVE transmite tramas de telemetria de Packet e ocasionalmente buletins nos
145.825 MHz FM. Se estudarmos a sua telemetria podemos aprender todo o tipo de coisas fascinantes à cerca das condições no espaco. Como o DOVE é um satélite LEO (Low Earth Orbiting), satélite de órbita baixa, os seus sinais são muito fáceis de escutar.
    Se só quizer escutar, conseguira ouvir uma série de pacotes em AFSK (Packet terrestre) a 1200 baud. O DOVE também tem voz digital e poderá estar a transmitir nesse modo algumas vezes.
    Se possuir equipamento de Packet, está pronto para um tratamento extra. Coloque a funcionar o seu TNC tal como faz numa operação normal e comute o seu receptor para 145.825 MHz. Quando o DOVE subir o horizonte irá começar a receber tramas de informação que fluem no monitor. Pode também ver pequenos buletins em texto.
    Depois de se cansar de ver toda esta informação, vai querer saber o que significa. Existem vários programas disponíveis para descodificar a telemetria do DOVE.


A Estação Espacial MIR

    A MIR foi ocupada por cosmonautas Russos por alguns anos como um laboratório para testar respostas humanas a longa duração dos voos espaciais. Para combater o aborrecimento, uma estação de amador foi instalada. Os cosmonautas passaram nos seus testes para a licença de Operador Amador e foram atribuídos indicativos especiais para a MIR (tais como U5MIR e agora R0MIR) antes do lançamento.
    Quando chegaram à estação, eles operaram FM em fonia ou packet.
    Tal como o satélite DOVE os sinais da MIR são fortes. poderá usualmente encontrá-los em 145.920 MHz, e não necessita de equipamento sofisticado para escutar ou ser escutado. Mais uma vez, uma antena exterior-tal como uma ground plane-funciona bem. A sua órbita proporciona algumas "passagens" muito boas a maior parte dos dias para a maior parte das áreas.
    Para a emissão(Uplink) de momento está a ser feita em SIMPLEX 145.920MHz, info de 4 de Abril de 1998 .Estas frequências são frequentemente alteradas, assim podem consultar na minha página de links as informações mais recentes das suas frequências de operação.

A MIR em Packet

    A Estação de Radioamador da Mir utiliza standard 1200-baud AFSK packet o mesmo formato de packet que utilizam para os QSO aqui na terra. A estação de packet da Mir inclui uma "mailbox" (caixa de
correio) onde pode deixar mensagens para os cosmonautas (ou a outro) e retirar as suas respostas.


Contactos com a MIR em Fonia

    Os cosmonautas da Mir óbviamente gostam de packet, mas algumas vezes solicitam por sons de outras vozes humanas. Poderá estar à espera de uma oportunidade de conectar em packet, sómente e por sua vez ouvi-los a chamar CQ!
    Trabalhar a Mir em fonia, é muito parecido a trabalhar um "pile up" de DX. Senta-se com o microfone na mão e espera até ouvir acabar uma troca de emissão. Nessa altura acciona o microfone e diz o seu indicativo. Agora ouça. Não há resposta?
    Chame de novo rápidamente! Continue a tentar até o escutar a chamá-lo a si ou a outro.
    O maior problema de trabalhar a Mir em fonia ou packet, é o seu funcionamento aleatorio de modos. Os cosmonautas teem muitas tarefas diárias e nem sempre estão disponíveis para arranjar tempo para operar a sua estação de amador. Eles algumas vezes são forçados a desligar os equipamentos para evitar intreferências sobre outros sistemas durante os testes mais críticos.
    Outro problema diz respeito a órbita da MIR. A estação espacial viaja a relativamente baixa altitude, está portanto sujeita a grande quantidade de atrito atmosférico. Se ela não fôr ocasionalmente propulsionada para uma órbita mais elevada,a estação poderia reentrar na atmosfera e ser destruída. Sempre que a Mir dispara os seus motores de propulsão para corrigir a sua órbita uma nova revisão dos seus elementos órbitais têem de ser distribuídos. Se quer tentar a sua sorte com a Mir, pense em manter actualizados os seus elementos, para a estação espacial, o mais possível.


Os Satélites RS (Radio Sputnik)

    Já alguma vez escutou o RS-10/11 ou RS-12/13? eles são satélites de Rádio Amador destripulados colocados em órbita pela antiga Uniao Soviética. Sem dúvida que são os satélites mais fáceis de trabalhar.
    Os satélites RS são complectamente diferentes do DOVE, Mir, ou space shuttle. Eles são básicamente repetidores orbitais viajando agarrados a grandes plataformas de satélites. RS-10 e 11 são transportados pelo COSMOS 1861, e o RS-12 e 13 são parte do COSMOS 2123. Existem dois satélites RS por plataforma (que é a razão pela sua dupla designação), mas só um satélite está activo de cada vez. Todos os satélites RS são equipados com um único aparelho chamado "linear transponder".


Linear Tansponders

    Repetidores à volta da Terra que ouvem numa frequência e repetem o que ouviram noutra. Imagine o que poderia acontecer se o seu repetidor local pudesse retransmitir tudo que escuta numa faixa de frequencias de entrada? Esta é exactamente a função de um "Linear Tranponder.
    Em modo A, o transponder do satelite RS escuta uma porção da banda dos 2-metros e retransmite tudo que escuta na banda dos 10 metros.
Quando o modo K está activo, o transponder escuta uma seccao da banda dos 15-metros e simultaneamente retransmite nos 10 metros. Em modo T, o satélite escuta os 15 metros e retransmite nos 2-metros! A diferença entre as frequências, mais alta e mais baixa (uplink e downlink) é conhecida como "transponder passband" (faixa de passagem).
    Os transponders lineares não só repetem tudo o que escutam na sua faixa de frequência de "uplink", como, fazem isso costantemente. CW e transmitido como CW; SSB como SSB. As transmissões em fonia FM, são fortemente desaconselhadas pois os sinais ocupam uma grande parte da banda de "downlink". O número de estações que estão a utilizar o satélite, pode ocasionar uma descida severa da energia do transponder.

NOTA: Quando foi escrito, RS-10 estava no Modo A e o RS-12 no Mode K

    Elaborar antenas é defenitivamente, não necessário, para trabalhar os satélites RS. Um dipolo serve para escutar o sinal de downlink na banda dos 10 metros. E também uma simples ground plane é adquada para o sinal de uplink na banda dos 2 metros. Em termos de potência, 20 a
30 watts parecem funcionar bem.


Os PACSATs

    Se gosta de operar packet, vai adorar os PACSATs! Alguns satélites fazem parte dos PACSATs: AMSAT-OSCAR 16, Lusat-OSCAR 19, Fuji-OSCAR 20, UoSat-OSCAR 22 e KITSAT-OSCAR 23. OSCAR 20 (também conhecido por
FO-20) é essencialmente um armazenador orbital de buletins de packet.
Ele até utiliza comandos parecidos com as BBS terrestres. Pode retirar e enviar correio no OSCAR 20 assim como ler os últimos buletins de interesse geral.
    OSCARs 16, 19, 22 e 23 são conhecidos como "file servers" (OSCARs
16 e 19 sao micro-satélites). Só se pode aceder a estes satélites utilizando software especializado PACSAT disponível pela AMSAT.
    O software da AMSAT permite um rápida e eficaz troca de informação (upload e download) e ficheiros enquanto da passagem do satélite.
    OSCAR 18-conhecido como WO-18, ou Webersat-é especialmente fascinante. Outro membro da familia dos Micro-satélites, OSCAR 18 leva a bordo uma câmara e retransmite imagens digitalizadas da Terra, Sol e de outros objectos no espaço. Mais uma vez, sofware especial-disponível pela AMSAT-é necessário para poder ver as imagens do Webersat. OSCARs 22 e 23 também levam câmaras a bordo.


Equipamento para PACSAT

    Tal como em outros satélites que discutimos até agora, os PACSATs não necessitam de grandes antenas e grandes quantidades de potencia RF. (uns poucos de watts para uma omnidireccional antena é perfeitamente adquado). No entanto, os PACSATs operam em Modo J: um "uplink" nos 2 metros com um "downlink" nos 70 cm (437 MHz). Já pode possuir um emissor de FM na banda dos 2 metros em FM que pode utilizar para o "uplink", mas vai percisar dum receptor de 70 cm com SSB para o "downlink". A maior parte dos amadores utilizam transceptores "all-mode" na banda dos 70 cm para a recepção. Um método alternativo é utilizar conversores para alterar um sinal de 70 cm para a banda dos
10 metros para receber no seu equipamento de HF.
    O PACSAT utiliza uma variedade de velocidades de transmissão e de formatos. Modems especiais PSK têem de ser utilizados com o seu TNC para poder comunicar com o satélite.


  Encontrar os Satélites

Como é que pode saber quando um determinado satélite vai aparecer no horizonte? Para responder a essa pergunta tem de conhecer os elementos orbitais do satélite.
Tão incompreensíveis como parecem, os elementos orbitais são uma mera colecção de números que descrevem o movimento dum objecto no espaço.
Introduzindo os números num programa de computador, pode determinar exactamente onde um determinado satélite está (ou irá estar) a qualquer hora.


Encontrar os Elementos

Existem várias fontes para os elementos orbitais:

o Notícias de Satelites (SpaceNews)
o Buletins do W1AW em RTTY e AMTOR
o Buletins no packet
o Redes (Nets da AMSAT)
o Siga este Link para a Celestial BBS

Se possuir um receptor de HF, com recepção de RTTY, um TNC de packet, um modem de telefone ou o dinheiro necessário para uma subscrição, certa, sempre capaz de ter acesso a estes elementos actualizados para os satélites que quer acompanhar. Se tudo falhar, há provavelmente alguém na sua àrea que tem acesso a eles. Pergunte a quem estiver presente durante a próxima reunião da sua Associação.


Utilização dos Elementos

Os computadores são comuns hoje em dia na maior parte das estações de amador. Se tiver um computador no seu "shack" está com sorte! Existem muitos programas no mercado que lêem os seus elementos orbitais e como por magia produzem marcações de satélites. Entre estas coisas, o programa dir-lhe há quando os satélites aparecerão acima da sua linha de horizonte e até que altura irá subir no céu (elevação). Quando se trabalha satélite, a maior elevação é a melhor. Maior elevacao, implica menor distância entre si e o satélite com menor perda de sinal devido a absorção atmosférica. Alguns programas mostram também mapas detalhados da área de cobertura do satélite na Terra.


Bibliografia: Satellite Guide da ARRL


73's do colega Pedro Pais (CT1DNF)

=================================================

http://www.qsl.net/ct1dnf/amadorp.html

Os Meus Links Favoritos

Notícias
HAM RADIO
http://user.itl.net/~equinox/

Cluster na Web
Cluster OH2AQ
http://oh2aq.kolumbus.com/dxs


Notícias de EME and Meteor Sacatter

 SETI, EME, Radio Astronomy and Radio Amateurs(W6/PA0ZN)  http://www.nitehawk.com/rasmit/


Notícias do Espaço


Celestial WWW
http://celestrak.com/

SRAL - The Finnish Amateur Radio League
http://www.sral.fi/indexeng.htm



Associations and Personal Web Pages


CT1FAK Web Page
http://www.qsl.net/ct1fak

KA9FOX Web Site for Amateur / Ham Radio Contesting and DXing http://www.qth.com/ka9fox/

G6DER UHF Microwave Amateur Radio
http://members.aol.com/g6der/index.htm



Páginas da IARU

ICP - Instituto das Comunicações de Portugal http://www.icp.pt/


ARRLWeb: ARRL's Home Page
http://www.arrl.org/


IARUWeb: The International Amateur Radio Union http://www.iaru.org/


FTP Sites

Northern Lights Software Associated
http://www.nlsa.com/




    Pedro Filipe Mónica Falcão Pais
    R. Alexandre Herculano, 4
    3080-095 Figueira da Foz
    Portugal
    E-Mail: ct1dnf  netcabo.pt










Mais informações acerca da lista CLUSTER