ARLA/CLUSTER: D-Star em HF

Luís Garcia Filipe afterhours36 gmail.com
Quarta-Feira, 5 de Dezembro de 2012 - 17:42:21 WET

Boa tarde.

A digitalização da voz usada pelos softwares disponíveis (drm, etc),
resultam em produtos diferentes, utilizados pela compressão de voz do
Dstar. Alguns até usam uma faixa bastante estreita, com pouco mais de
1kilohertz, tendo um resultado final promissor, mas com a voz um tanto
metalizada.

Sendo o protocolo usado Dstar ou outros quaislquer em voz digital, os
resultados são promissores: QSO´s de muito boa qualidade, com um SN/R muito
próximo de 0, o que é muito bom em termos de cobertura vs SSB normal.

Estão alguns bons exemplos na página do youtube do CT4RK, entre muitos
outros.

No entanto, recomenda-se o uso de duas placas de som no PC e não uma só, de
forma a que a operação seja mais fácil.

O mais complicado é sempre a regulação do áudio de saída + ALC, que variam
por vezes de banda para banda.

Isto para quem não tem equipamento próprio para "tratar" o tx dos modos
digitais.(usblink etc)

Mas de facto ainda não encontrei nenhum software que usa-se o algoritmo de
compressão do Dstar, que salvo erro, está protegido por direitos de autor.

Peço desculpa pela intromissão, mas sou apreciador de modos digitais e
aprecio a sua fomentação.

73 da beira interior;

CR7AEL