Re: ARLA/CLUSTER: A partir de 1 de setembro, a produção de lâmpadas incandescentes acaba na UE

AV radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2012 - 00:23:43 WEST

Olá Pedro,

Obrigado pelo filme, não conhecia e achei interessante.

Já tive a oportunidade de abrir algumas lâmpadas de LED e as mais fraquitas
não têm circuitos activos, mas apenas simples resistências para limitar a
corrente. O filme confirma com medições aquilo que se esperava na teoria,
isto é, que estas lâmpadas não produzem ruído algum.

Recentemente comprei 2 tipos de lâmpadas de LED com mais potência e andei a
experimentá-las com um receptor de LF/MF/HF (um Sony ICF-7600G). Ambas
produzem algum ruído, mais intenso em HF do que MF ou LF, mas este ruído
deixa de ser sensível afastando a antena do receptor mais do que uns 30 ou
50 cm da lâmpada.

Isto para mim é muito satisfatório, sobretudo quando comparo estas lâmpadas
com as fluorescentes ditas "de economia" ou fontes de alimentação baratas.
Em ambos os casos o ruído é muito mais largo com particular incidência nas
baixas frequências, e muito mais intenso, atravessando várias divisões da
casa.

Até agora nada mal.

Outra coisa curiosa que o OM dizia no filme era que se devia procurar saber
se as lâmpadas cumpriam com os requisitos da CEE sobre EMC. Segundo me
lembro de ler algures, os famigerados PLC cumprem com estes requisitos. Se
isso for assim, bem estamos tramados com os requisitos EMC da CEE, hi hi.

73,
António Vilela
CT1JHQ