ARLA/CLUSTER: Engenhoca Decodificadora de CW

Diante do recorrente debate sobre usar ou não computador para transmitir e/ou receber telegrafia durante os contest, resolvi republicar um e-mail que escrevi em 2008 sobre um dispositivo interessante usado para decodificar CW que realmente funciona:

Numa determinada lista de discussão internacional, alguém perguntou  sobre que tipo de dispositivo pode ser usado para copiar CW de forma clara.

Resposta do WW3S:
""Eu uso um sensor auditivo (orelhas) conectado a uma velha, mas ainda utilizável, CPU (cérebro) ligado a um braço articulado que está  conectado a outros 10 dispositivos também articulados, os quais são usados para pressionar botões em um teclado... Eu admito, isto é uma  técnica um pouco ultrapassada para os dias de hoje, mas funciona muito bem..."

Com isso, fica a mensagem: "CW de verdade é do jeito antigo!!"

:)© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados.

Fonte: Luc, PY8AZT em DXBrasil