ARLA/CLUSTER: Ativação SOTA CT/DL-015: balanço da atividade

CT2IWW Paulo Teixeira ct2iww gmail.com
Domingo, 29 de Abril de 2012 - 23:10:09 WEST

Caros colegas,

Obrigado a todos os colegas portugueses que, via rádio e em pessoa,
participaram hoje, dia 29, na ativação Summits On The Air (SOTA) referência
CT/DL-015, em Amarante.

Em jeito de balanço, realizei 146 contatos entre os quais se contaram à
volta de 70 nos 40 metros e os restantes nos 20 metros e ainda um nos 10m.
A adesão portuguesa foi boa, na minha opinião, mas gostava de ver mais
pessoal a aparecer. Espero que a atividade de hoje tenha despertado mais
interesse neste programa e que resulte em mais radioamadores nacionais a
ativar e a contatar referencias SOTA no futuro.

A meteorologia ajudou bastante, embora ao redor do local tenha assistido a
várias tempestades longínquas que só ao final da tarde é que mudaram de
rumo, na minha direção. Isso custou-me os 10 metros mas sinceramente, a
propagação não estava nada boa naquela banda.

Dado que esta referência se encontra a cerca de mil metros do meu QTH,
aproveitei a ocasião para testar (arrastar monte acima, na realidade) algum
equipamento extra, nomeadamente as antenas de construção artesanal: um
dipolo "dual-band" para 40  e 20 metros, uma vertical em fio 1/4 de onda
para os 20 metros e uma "Slim Jim" vertical para os 10. Ambas as verticais
montaram num mastro em fibra de vidro de 12.5 metros.

O dipolo foi muito útil em ambas as bandas, a vertical 1/4 "brilhou"
durante a tarde mas dada a sua natureza, sofreu bastante com o ruído
atmosférico de um dia muito instável.

O resto do equipamento consistiu num muito fiável Icom IC706 alimentado por
duas baterias SLA de 12v 7Ah ligadas em paralelo, o que me permitiu operar
durante todo o dia.

Gostaria de aproveitar a ocasião e agradecer aos seguintes colegas pelo
apoio na operação:

CT2HMR, que visitou o local, deu uma mão na montagem e afinação das antenas
e ainda tirou fotografias
CT2IJB, que já me tinha facilitado as duas baterias SLA e também visitou o
local e deu uma mão com as antenas. E também tirou fotografias.
CT1ENF, que disponibilizou o muito útil analizador MFJ-259
CT2FUO pelo contato em 10m, o único do dia :)

E os restantes colegas que, às 10:30 em ponto, já chamavam pelo meu
indicativo e fizeram os spots no Cluster.

E para finalizar, umas imagens, que irão ser mais nos próximos dias, à
medida que me vão sendo enviadas:

https://picasaweb.google.com/CT2IWW/SOTACTDL015April29th?authuser=0&authkey=Gv1sRgCOW7zeCz6KPwrAE&feat=directlink

73 de CT2IWW