ARLA/CLUSTER: "review" Chave CW?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012 - 17:42:50 WEST



-----Mensagem original-----
De: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com [mailto:ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com] Em nome de Francisco Costa, CT1EAT
Enviada: quarta-feira, 18 de Abril de 2012 22:17
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Chave CW?

Boa noite

Sei que o meu comentário a este tópico vai fora de tempo, mas só agora tive oportunidade de ler o correio dos últimos dois dias.
Por outro lado, sou provavelmente a pessoa nesta lista menos habilitada a dar um palpite sobre telegrafia, muito menos indicar uma chave para operar morse.

Neste caso, como em muitos outros, quando quero uma opinião, socorro-me das "review" do site eham.net em http://www.eham.net/reviews/products/16

É certo que os "review" valem o que valem, e há que saber ler e enquadrar o que é dito. Mas, de uma forma geral, é uma forma muito segura para se poder formar uma opinião antes de comprar qualquer equipamento para amador.

E, entre outras coisas, dá para saber "os podres" (avarias mais frequentes, defeitos de fabrico, etc). Digo sem vergonha que tenho aprendido ao ler estes reviews, e evitado maus negócios também... 

Voltando ás chaves, a minha escolha (baseada nos comentários dos outros) seria a Schurr Profi. Mas a verdade é que tenho uma ordinária, que comprei no ebay há uns 7 anos, a um OM de leste. Curiosamente o modelo é CT HAM IAMBIC. Quando chegou o amarelo era lindo e reluzente, mas agora está baço e "picado".
(se calhar tenho que a limpar com Duraglit) Não sei se é boa ou má, pois nunca cheguei a fazer um QSO com ela... O que se passou foi que, por não haver um radioamador na área para ensinar, a única opção é aprender sozinho. Dada a minha pouca tendência natural para discriminar áudio, após várias tentativas (frustradas) para aprender a operar telegrafia, no final de 2004 descobri um programa (Ham University), e finalmente obtive resultados satisfatórios.

Já sabia o alfabeto (quase todo) e lembro-me de ter experimentado manipular (CQ DX DE CT1EAT) e receber com um PC tudo certinho. Estava no bom caminho... só que entretanto parei, e o pouco que tinha aprendido esqueci... Tantas vezes já tive vontade de voltar a aprender, mas por este ou aquele motivo, continuo "CW analfabeto"

Confesso que sinto até vergonha de não saber, e nunca me senti, nem acho que alguma vez me irei sentir, um radioamador completo enquanto não souber fazer um QSO em CW. É a primeira vez que assumo isto em público, tal é a dificuldade que tenho em lidar com este assunto, mas sei que estou entre amigos, e talvez esta seja uma forma de me motivar.

Há tanta coisa que gostava de fazer antes de passar a SK, mas nenhuma me dará mais satisfação que aprender CW.


Conto com a vossa ajuda

73 F.Costa, CT1EAT
http://ct1eat.no.sapo.pt


----- Mensagem original -----
De: "Gomes" <ct1hix  sapo.pt>
Para: <ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>; "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Enviado: quarta-feira, 18 de Abril de 2012 12:38
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Chave CW?


Boas
Agradeço as dicas e conselhos que colocaram nos clusters e que me enviaram por email.
Resumindo:
-para iniciar devo usar uma chave vertical, cuja a escolha deve ser baseada em alguns critérios  mecânicos e ergonómicos tal como foi referenciado pelo colega José Albuquerque.
-a chave é um objecto pessoal cuja escolha é subjectiva, hehehe...
Obrigado

73 Gomes op: CT1HIX
www.ct1hix.webs.com

--
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : CT-Ham.jpg
Tipo : image/jpeg
Tam  : 8347 bytes
Descr: CT-Ham.jpg
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120419/863a6496/CT-Ham.jpg


Mais informações acerca da lista CLUSTER