Re: ARLA/CLUSTER: WebSDR: Chame na Onda Curta e monitorize a sua emissão na Internet a milhares de Kms

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 18 de Setembro de 2011 - 17:54:26 WEST

Boa Tarde Carlos Pinheiro, CT1PT.

Talvez o exemplo sugerido, do WebSDR Brasileiro em Sorocaba, no
Brasil,  não tenha sido o melhor, no entanto é aquele que me pareceu o
mais simples para aqueles colegas de entre nós que não dominam o
inglês e que ainda estão pouco familiarizados com este novo conceito
de sintonizarem um receptor na Internet a milhares de Km.

Quanto ao VOACAP online, convém ter muita atenção com as hipóteses
oferecidas nos parâmetros selecionáveis na emissão e recepção.

Mas é algo que penso que fundamentalmente tem muito interesse conhecer
e valera a pena aprofundar, pois está somente à distancia de um click
e com muitas hipóteses de evolução; por exemplo, às 16H45 UTC, estavam
25 servidores activos, com 138 utilizadores ligados online a utilizar
26 087.8 kHz de espectro radioelectrico.

Muito obrigado pelo seu comentário e como o Amigo considero
efectivamente que ainda precisam de alguma afinação, mas que são
ferramentas muito  interessantes de conhecer e prácticas, lá isso são.

João Costa (CT1FBF)

Re: ARLA/CLUSTER: WebSDR: Chame na Onda Curta e monitorize a sua
emissão na Internet a milhares de Kms
Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Domingo, 18 de Setembro de 2011 - 16:59:53 WEST

Muito obg pela dica, a ideia é óptima, mas os SDR's, "surdos" como uma
porta, eheh...

Neste momento, p. ex., o de S.Paulo não recebe uma única estação em toda a
banda dos 20m...

Consegui chegar à Áustria com S9, com 100 W, já não é mau... Quanto ao
VOACAP, também não me parece muito fiável... ouvi muitas estações das zonas
"azuis" e poucas das zonas "vermelhas", acho que precisa de afinação... mas
é uma ferramenta interessante e muito práctica.

Obrigado !

73 de CT1PT
Carlos

No dia 18 de Setembro de 2011 15:01, João Costa > CT1FBF