RE: ARLA/CLUSTER: UM NOVO PASSO NO COMBATE PELA REPOSIÇÃO DA ONDA CURTA!

Bom dia Rodrigo,

O problema é aquilo que esses "pulhiticos" nos repetem até à exaustação, pois acreditam que uma mentira bem urdida e repetida mil vezes, torna-se verdade, mesmo que os estudos sérios e independentes digam precisamente o contrario.

No caso da RDP Internacional, então o caso ainda é mais escandaloso, pois a administração dessa empresa publica e obrigada a respeitar um serviço publico pago por todos nós, a única coisa que faz é manipular descaradamente informação, mentindo e fazendo a chamada técnica da amálgama. Isto é, mete tudo no mesmo saco; aquela questão dos 40 milhões é um exemplo acabado de total e completa falta de seriedade na discussão. Todos os seu fracos e não fundamentados argumentos já foram devidamente desmontados pelo Provedor do Ouvinte. Aliás,  o exemplo mais acabado da imaginação da administração da Radio e Televisão de Portugal é recomendar a compra de uma antena parabólica, com aproximadamente 3m de diâmetro, para os OUVINTES que quisessem continuar a ESCUTAR as emissões em África.

Imagina, diz-se que se ia fazer um estudo de audiência, para ver a viabilidade, para depois se tomar uma decisão; mas o que se faz em primeiro lugar, é desligar os emissores. Obviamente, que se agora se fizer um estudo chegasse à conclusão que não é escuta, poderá, não estão a transmitir.

Deixo-te aqui um estudo feito pela Rádio Exterior de Espanha, quase na mesma altura que a RDP I, desligou os emissores ;

" ONDA CURTA ESPANHOLA C/ DOIS TERÇOS DO AUDITÓRIO.

Tradução de extracto dum inquérito da Rádio Exterior de Espanha: ree 15.07.11

Em suma, foram premiados neste concurso quatro ouvintes, um  cubano e um de cada dos seguintes países: Colômbia, Chile, Rússia, Nigéria, Jordânia e Espanha.

As informações valiosas que temos dos nossos ouvintes durante o período de validade do concurso ajuda-nos a concluir que dois terços do nosso público nos escuta através da onda curta e apenas um terço fá-lo através da Internet. Destes, a maioria são espanhóis(emigrados), uma vez que é a única forma de nos escutarem, porque a Rádio Exterior não emite para o nosso próprio país.

Outro dado significativo é que a nossa audiência é principalmente americana, e Cuba é a nação donde mais mensagens recebemos. Queremos também salientar a importância dos numerosos ouvintes que temos em África, Ásia, e, claro, na Europa.

No entanto, tem sido uma experiência gratificante que confirma que o nosso trabalho de rádio está em sintonia com os interesses dos ouvintes da Rádio Exterior, interesses esses que nos têm dado a conhecer. Por isso, milhares de agradecimento a cada um dos ouvintes que participaram deste estudo, que será repetido noutro momento, e parabéns aos vencedores de um desses dez rádios de onda curta, que irão  recebê-lo nas suas casas dentro de um prazo muito curto.

Todos os ouvintes que participaram neste nosso concurso serão premiados com um livro, que receberão por cortesia das Ediciones Irreverentes - Sexto Continente.

Obrigado a todos."

Portanto está por provar que a " A RADIO PUBLICA EM ONDA CURTA MORREU!!" isto porque, actualmente milhares de milhões das pessoas estão condenados a subsistir com menos de um dólar por dia, e que mais de metade da população mundial vive com apenas 2 dólares diários. Também sabemos que a desigualdade mundial aumenta rapidamente, e que a desigualdade entre "pobres" e "ricos" dentro dos países está a aumentar. Aproximadamente a partir do ano 1900 alargou-se o fosso entre o nível de rendimento médio nos países ricos do "norte"(os da Internet), e o dos países pobres do "sul", até chegar a uma proporção de 1 para 4. Um século depois em 2000, na era da globalização, a proporção é de 1 para 30.

João Costa(CT1FBF)