Re: ARLA/CLUSTER: UM NOVO PASSO NO COMBATE PELA REPOSIÇÃO DA ONDA CURTA!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2011 - 22:59:19 WEST

Rodrigo boa noite
Essa é a tua opinião. A onda curta é muito mais escutada do que radio pela
internet. Quantas pessoas viste em Africa a escutar radio pela internet?...E
mesmo pelo satélite não devias ter visto muitas...Se calhar estavam era a
ver a RTPi, ou RTP Africa que não sei para que serve! Nós estamos na Europa
e não somos donos de nenhum país africano!!! Já foste varias vezes à feira
da Alemanha!...Quantos camionistas viste a escutar a RDPi pela internet ou
satélite?...Eu proprio escutava todos os dias a RDPi no IC706. Sabes que a
Rádio suiça apostou na internet porque ninguem escutava HF e a internet é
que era bom...Pois agora acabou com a rádio, pois chegavam a ter a enorme
quantidade de 3 ouvintes na internet por programa. A própria DW fez uma
auditoria porque o numero de ouvintes online e é muito inferior ao que
pensavam que seria, depois de começarem a desligar os emissores de HF.
Sabes!...O ouvinte de onda curta, onde me incluo, é fiel ao modo e não migra
para internet alguma. Quando as emissoras desligam os emissores de ondas
curtas, para eles essa emissora morreu. A titulo de exemplo, a BBC, VOA, DW
etc, com o desligar da onda curta, deixaram de ser uma referência mundial na
onda curta, para passarem a ser apenas mais um endereço de internet...Um
entre os mais de 1 milhão existentes!...Os chineses agora é que são a
referência mundial em HF. O satélite não é solução,pois é caro e com os
sistemas digitais, não é fácil de configurar. Lembra-te que o mundo não é
feito só de gente "rica" que tem dinheiro para comprar receptores de
satélite e frigirificos. O grande erro do Ocidente é exactamente esse! Para
os mentores das novas modas, toda a gente tem computadores, smartphones,
telemóveis, receptores de satélite etc!...Voltaram-se para a informação a
granel, exclusiva para a élites. Só que a realidade é que menos de 20% da
população mundial vive com mais de 5 dolares por dia.e menos de 10% vive com
mais de 20 dolares por dia. Muitos nem dinheiro têm para comprar pilhas para
um receptor portátil. Os chineses já viram a burrice do Ocidente, e estão a
fazer chegar a mensagem aos povos mais marginalisados, pelos inteligentes
dos ocidentais.
Eu pessoalmente, e como eu existem talvez milhões, apesar de ter banda
larga, TV por cabo com 400 canais de radio, nunca liguei a TV para escutar
radio e das poucas vezes que tentei escutar alguma noticia importante na
net, deu-me "servidor demasiado ocupado, por favor tente mais tarde".
Só porque os tempos são outros não quer dizer que se deitem os trapos fora.
Alem disso para tua informação, o serviço de satélite a nivel mundial, fica
mais caro ao operador do que a mesma cobertura em ondas curtas. Posso
dizer-te com alguma certeza, que 5 satelites (TV e rádio) custam na ordem
dos 750.000 euros por mês. o CEOC em S. Gabriel custava isso por ano, apesar
de irem aldrabar os politicos a dizerem que custava 40.000.000 por ano.
40.000.000 Deve custar o conselho de administração da RTP com os seus BMWs.
Para terminar e para te provar que a onda curta não está abandonada como
pensas e que especialmente a RDPi, como unica emissora no mundo a transmitir
especialmente em português, refiro o exemplo dos programas de fim de semana.
Antes, quando eram emitidos em ondas curtas, o programa "clube da amizade"
não tinha descanso no telefone, e era dificil conseguir ligar para lá, pois
estava sempre ocupado. Agora, com a modernice da internet, passam o programa
a pedir por favor que telefonem para lá. pois ninguem liga  (ninguem escuta
a RDPi pela internet) E sei disso porque profissionalmente escuto muita vez
esse programa. Já aconteceu programas inteiros sem um unico telefonema, e
outros terem 2 telefonemas em 2 horas de programa!
Mas cada um tem a sua opinião, e esta é a minha!  Os tempos mudaram
concordo!...Mas até me convencerem do contrario foi praticamente tudo para
pior.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*