ARLA/CLUSTER: Fwd: [CT-Com. & Tec.] Pico solar em niveis da média prevista como máximo solar em 2013

Joel Lobão joel.lobao gmail.com
Quinta-Feira, 6 de Outubro de 2011 - 12:59:47 WEST


> 

> So espero que essas condições de mantenham no Jamboree no Ar e no CQWW. 
> 
> Para o Jamboree no Ar vou montar o dipolo dos 40/80 a 5/6m já a contar com a foF2(NVIS). Vamos lá ver.
> 
> 73 de CT1HXB - Joel Lobão
> 
> 
> No dia 06/10/2011, às 12:31, Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> escreveu:
> 
>> Caros colegas
>> O pico de actividade e numero de sunspots atingiu no mês de Setembro um máximo proximo do que será a media ponderada do SSN do ciclo 24, ao situar-se proximo de 100. Em resultado desta actividade solar crescente, a propagação tem oferecido algumas aberturas (não tantas como seria de esperar)  nas bandas mais altas. Ontem as bandas até aos 50MHz estavam realmente boas, e como eu há anos não escutava. Os 10m de manhã, pareciam os 20m, com estações muito fortes, que surpreendentemente estavam ainda nas zona nocturna. Os americanos chegavam com sinais fabulosos de S9+20 principalmente os que estavam a entrar na grey line. Estações da Europa pareciam estações locais, e a MUF a subir a 47MHz para Africa. Os 15m, uma banda que nos ultimos anos quase caiu no esquecimento, estava sem um KHz livre, e estações dos 4 quadrantes podiam ser escutadas. Algumas estações da America Latina chegavam como já não se ouvia ha anos! Em geral, todas as bandas de DX estavam bem concorridas, e o melhor é que não havia nenhum concurso de "five nine" para ocupar as bandas. Era tudo DX puro e com calma e tempo! Já nas bandas mais baixas a foF2 estava a ultrapassar os 11MHz e até a camada "E" estava activa para 20m, podendo ser escutadas estações regionais em 20m com sinais fortes. O ruido de fundo e atmosférico era muito reduzido, abaixo de S0 e até dava a sensação de que o RX não tinha antena. Resumindo....Um excelente dia para DX , e para QSOs caseiros. As condições prevêm-se que assim continuem, com algumas variações, mas sempre em "boa forma", exceptuando os blockouts de radio provocados pelas CME. Mas isso é passageiro, e a propagação está a nível de 1999 (segundo semestre) 2003/2003 e repetir-se-ão no primeiro semestre de 2015, se as previsões não falharem.
>> Aproveitem que esta propagação não dura para sempre!!!...Toca a fazer rádio...Chamadas gerais de 10minutos e outras coisas que se faziam antigamente precisam-se...Não esperem que alguem vá assobiar e dizer "alôs" para os 7070 ...Os radioamadores fazem chamadas gerais e não ficam a assobiar e a falar sozinhos na frequência, à espera de serem notados...Não sei de onde veio essa moda "foleira", mas é cada vez mais frequente isso substituir as "clássicas" chamadas gerais.
>> 
>> 
>> 
>> 
>> <ssn_predict_l.gif>
>> 
>> 
>> 
>> 73 de CT4RK
>> 
>> Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal
>> 
>>  Warning
>> Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 
>> 
>> Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
>> ----------------------------------------------------------- 
>> 
>> 
>> -- 
>> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
>> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20111006/4619dc3f/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER