ARLA/CLUSTER: Para quê serve a migração para TDT?

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Domingo, 13 de Novembro de 2011 - 11:37:06 WET

Bom dia,

Quem sabe para quê serviu a migração para TDT?

Supostamente para ficarmos com uma TV de melhor qualidade e quantidade.

- Maior estabilidade de imagem, sem "fantasmas" e riscos quando a motorizada passa na rua ...
- Maior resolução de pontos e côr, permitindo os standards recentes de 720p e 1080i conhecidos vulgarmente como HD
- Som multi-canal equivalente ao actualmente disponível nos cinemas, nos discos BlueRay ou nos DVD mais esmerados (AAC)
- Acesso a guias de programação do tipo EPG ou mais recentes.
- Organização automática dos canais
- Simplificação do processo de sintonia
- Maior quantidade de canais por espectro (por MHz),
- Maior eficiência energética dos emissores (alguns passaram de ~200kW em analógico para ~200W em digital só para se ter uma ideia)
- Simplificação da cadeia de transporte e difusão permitindo partilha de recursos entre programas dos diferentes produtores, incluindo o uso de um só emissor por grupos de canais.
- Simplificação da mobilidade geográfica dos consumidores, como a rede é de frequência única, quando vamos de férias e levamos uma TV atrás não temos que a estar a re-sintonizar e organizar canais bem como torna-se possível o acesso a TV em mobilidade como em autocarros e automóveis.
- Possibilidade de substituir o defunto DAB por emissões de rádio junto com o stream DVB-T (hipótese não explorada em Portugal).
- Gravação e reprodução simplificada e de qualidade já que não exige conversões.

Porquê temos de ter MPEG4?

Apesar de ter a vantagem de ser melhor tecnicamente, mais eficiente e
actual ...
Os argumentos oficiais eram de:
- Melhor eficiência espectral canais/MHz
- Melhor qualidade

No entanto:
As TVs com suporte de MPEG4 apareceram tardiamente e com custos bastante
superiores às que só suportavam MPEG2
Os operadores não tiram partido efectivo da potencial melhoria de
qualidade, em muitos casos continuamos com uma qualidade de imagem em sí
não muito superior à analógica quando recebida com boa qualidade.
Para quem já recebeu as emissões satélite (DVB-S) em MPEG2 em definição
standard (SD) da ORF, DSF, Das-Erste, Sat1, BBC, etc. pode comparar a
qualidade com as nossas emissoras, não sei se na fonte se no transporte
e distribuição abusam da compressão de resolução de pontos e cor e a
imagem fica muito mais esborratada o que não se percebe pois que saiba a
cadeia percorrida teria o potencial de dar a mesma qualidade que nesses
canais que mencionei.
Com a quantidade de canais que temos o MPEG2 servia perfeitamente e
permitia mais que duplicar a quantidade de receptores compatíveis,
muitos consumidores compraram TVs que só suportavam esta codificação e
agora vêm-se na situação de ter uma TV "actual" mas necessitam na mesma
de ter a caixinha da treta (de baixa qualidade na maioria dos casos)
para conseguir ver TV ainda com a agravante da falta de integração que
obriga a ter dois comandos remotos e a seguir uma quantidade de
procedimentos para ligar e seleccionar canais, situação particularmente
grave para os grupos menos permeáveis às tecnologias.
Em Espanha e Reino Unido foi adoptado adicionalmente o DVB-T/MPEG2 e têm
actualmente dezenas de canais livres, incluisve muitos que nós só temos
na TV paga. Têm já também alguns transponders a funcionar em MPEG4,
especialmente para suporte aos canais HD, a diferença é que nestes
países aos canais básicos pode-se aceder com apenas MPEG2, torna-se
opção do consumidor a evolução de equipamentos para suporte aos
conteúdos "premium" (não significa necessariamente "pagos").
Mais, no Reino Unido creio já estarem inclusive a usar DVB-T2/MPEG4 em
alguns transponders o que combina as melhorias de eficiência ao nível da
codificação e compressão de som e imagem (MPEG4) com melhorias ao nível
rádio/RF do DVB-T2.
Nós com apenas 4 canais (mais um HD fantasma que só estorva mesmo a quem
recebe TDT) somos (quem decide) puristas, queremos o melhor mas não
temos quase nada porque muitos lobbys sabotaram o processo e
provavelmente a banda que se libertou com a eficiência do uso de MPEG4
servirá para lucrativos negócios dos que já dominavam!

Para terminar proponho-vos apenas uma reflexão complementar.
Se na TDT existissem para além dos 4 canais actuais uma mão cheia de
canais que estão disponíveis livres em satélite (julgo que os custos de
direitos de retransmissão destes serão mínimos) como as TVs
internacionais mais conhecidas (BBC World, TVEi, DSF, etc.) combinada
com os canais da RTP que pagamos actualmente e que se baseiam trabalho
dos seus funcionários públicos e em conteudos antigos pagos por nós no
passado nas taxas incluidas na factura da EDP e nos impostos, falo
obviamente da "RTP Informação", "RTP Memória" e "RTP Africa". Quandos
consumidores iriam abandonar as TVs pagas e aderir em massa à TDT?
Pois, isso ia estragar o negocio a muito pessoal que tem o poder de
influenciar decisões políticas e não interessa ...
O povo que pague, se possível N vezes para obter a mesma coisa! vamos
"engordar" mais os "gordos"!

73!