RE: ARLA/CLUSTER: Andar com rádio de VHF ou UHF no carro será que vale a pena?

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Quarta-Feira, 18 de Maio de 2011 - 22:06:01 WEST

Caríssimo Fernando,

Ainda bem que alguém trouxe o assunto aqui ao nosso diálogo.
O que se passou contigo, Fernando, não são sinais do tempo... são sinais do
estado a que chegou a nossa sociedade ( e nem vou fazer comparações ou
trazer para aqui exemplos que testemunhei no estrangeiro ).
Já nos idos ( mas não muito ) anos da década de 1990, passei pelo mesmo,
logo, se são sinais do tempo... não são de agora.
Em todas as viagens que fazia até Coimbra ou mesmo nas minhas idas ao Norte
do País, ia chamando nas estações repetidoras de VHF ao meu alcance, em
particular quando não era eu a conduzir a viatura.
Como sabes e podes testemunhar, nunca, mas nunca, transmito uma portadora
num repetidor sem me identificar, nem que seja aquela expressão que já
poucos se lembram de quando me ouvir - teste, teste, teste de CT1ETL, escuto
- tal a raridade das minhas emissões de há uns tempos a esta parte.
Pois para além dos colegas muito raramente me darem respostas às chamadas,
aos pedidos para entrar " na rodinha " ou, pior ainda, entre portadoras não
identificadas logo após ao meu mais recente acesso à repetidora... ainda
tive como brinde algumas memórias inesquecíveis.
Para abreviar, um exemplo típico de diálogo ( só espero que o amador de
rádio que é igualmente personagem na narrativa que se segue, faça parte
deste fórum também para receber esta narrativa )...

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral banda dos 2 metros.
CT1ETL móvel, na A1, chama 2 metros para contacto com qualquer estação vi R0
na Serra da Estrela.

- [ silêncio ].

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral banda dos 2 metros.
CT1ETL/M na A1 chama 2 metros para contacto com qualquer estação via CQ0VSE
da Serra da Estrela, escuto.

(...)

- Após um número mais ou menos extenso de chamadas escuta-se finalmente um
retorno... uma portadora sem identificação. Respondo animado com mais um
apelo :

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral 2 metros !
CT1ETL/M na A1 chama nos 145 MHz para contacto com qualquer estação via
CQ0VSE da Serra da Estrela, escuto.

- [ portadora não identificada ].

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral banda dos 2 metros.
CT1ETL móvel na A1 chama 2 metros para contacto com qualquer estação vi R0
da Serra da Estrela e passa a escuta.

- [ portadora não identificada ].

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral 2 metros !
CT1ETL/M na A1 chama para contacto com qualquer estação via CQ0VSE da Serra
da Estrela nos 145 MHz.

- [ portadora não identificada ].

- Chamada geral, chamada geral, chamada geral banda dos 2 metros.
CT1ETL móvel na A1 chama 2 metros para contacto com qualquer estação vi R0
da Serra da Estrela.

- Ó colega pensa que está em HF ou quê ?
Ainda não percebeu em que banda está ?
Isto é um repetidor de VHF, não é para DX, homem.
Ponha a andar daqui e vá lá para os 40 metros fazer chamadas.
Desampare a loja e deixe-nos em paz que já estou farto de o ouvir.

- CT1ETL; a estação que acabou de emitir podia fazer o favor de se
identificar com o respectivo indicativo.
Fico à sua escuta; CT1ETL em serviço móvel A1 quilómetro 208 ( ou algo que o
valha porque isto já se passou há muitos anos ).

[...]

- E assim prosseguimos animadamente por mais uns 15 minutos, até o colega se
fartar mesmo muito das minhas chamadas e me obrigar a mudar de estação
repetidora com um sonoro " vai pró c****** filho da p**** ".
Foi remédio santo !
Como levava senhoras a bordo, no regresso nem me passou pela ideia usar o
R0... vim a ouvir música.
A terminar, penso que será mais útil educar do que abrirmos mais uma "
guerra " sobre o maior ou menor grau de " pureza " nesta ou naquela forma de
Radioamadorismo.
As associações e os colegas mais utilizadores das estações repetidoras têm
um papel cívico fundamental na instrução e na propagação de uma cultura de
urbanidade, a qual passa pela cortesia de uma resposta.
Como diria Hipócrates, considerado " o Pai da Medicina " - « aquele que só
sabe de Medicina, nem mesmo de Medicina sabe ». É bom e instrutivo passarmos
o nosso conhecimento de natureza técnica ou cultivarmos esta ou aquela forma
de emissão mais audaciosa ou tecnologicamente mais evoluída... mas a cultura
da civilidade nunca é demais.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37