ARLA/CLUSTER: Andar com rádio de VHF ou UHF no carro será que vale a pena?

Fernando Dinis Silva scacem gmail.com
Quarta-Feira, 18 de Maio de 2011 - 10:34:48 WEST

Estou a escrever, esta mensagem pois fiquei um pouco preocupado, com o
que se passa na banda de amador me ao mesmo tempo triste.
No Domingo dia 15, como não tinha ainda o cabo definitivo  de
alimentação para o rádio de VHF e UHF, na minha nova (velha carrinha),
e como ía fazer uma viagem até Fátima com os meus familiares resolvi
meter mão á obra e lá fiz um cabo para ligar o dito cujo .
Meti-me á estrada e fui chamando alternadamente no repetidor de
Santiago de Vhf e da Árrabida de Uhf e para variar nada apenas
escutava a esposa do nosso colega mourato pelo menos ía-me fazendo
companhia.
Como não escutava ninguém resolvi meter no repetidor da Serra da
Estrela e fui ouvindo os colegas quando resolvi chamar para me meter
com um  amigo Sócio da ARLA que se encontrava no repetidor, fiz a
chamada e não fui escutado  resolvi passado um tempo chamar mas já não
se encontrava no repetidor e mais ninguém disse nada.
Resolvi então meter no repetidor de Leiria fiz chamadas , chamadas e
nada, continuei na escuta passado um bocado aparece um colega no
repetidor em que contínua a falar, peço permissão mas nada, estava
para escrever o indicativo mas como ía a guiar resolvi ignorar e
desligar o Rádio.
Vale a pena andar com VHF e UHF no carro?
Por isso muita gente está a voltar para o CB novamente, isto porquê,
por situações destas que me aconteceu durante a viagem.
Digam o que disserem dos CB´s alguns são malcriados, são mas nem
todos, quando fazemos uma chamada seja com quem for de certeza que o
pedido é aceite, isto por experiência própria.
Além disso deveremos todos incluindo a minha pessoa, de utilizar as
bandas de amador que nos foram atribuídas.
E devermos nem que seja dizer um bom dia aos colegas que se encontram
em frequência para assim serem utilizadas porque talvez daqui a algum
tempo quando nos retirarem frequências depois dizem estes gajos
tiraram as frequências aos amadores e porquê , porque não eram
utilizadas andavam ás moscas,peçam um controle ou peçam permissão para
entrar no repetidor e façam rádio, mas não vendam política nos
repetidores como escutei , falem em questões técnicas e outras de
interesse quantas vezes eu fiquei na escuta do CT1DT e os colegas no
145.750Mhz a falar em dipolos em frequência e outros assuntos que eu
ouvia e tentava fazer em casa para ver se a antena era mesmo boa como
eles diziam.
Pois eu em Vhf e Uhf irei utilizar no carro e em casa  gostaria de
fazer  HF mas neste momento  é mais difícil pois o rádio encontra-se á
espera do subsidio de férias para o poder arranjar mas quando o tiver
a trabalhar podem começar a escutar o CT1DZ nas decamétricas há isso é
de caras.
Isto é apenas um desabafo e não quero entrar aqui em guerrinhas só
peço que utilizem as bandas que nos são dadas para fazer rádio e um
pouco de compreensão por aqueles que querem fazer rádio e que
necessitam muitas das vezes de um acompanhamento no trajecto para casa
pois serve muitas das vezes para não se deixar-mos dormir ao volante.
Obrigado
Fernando Dinis Silva
CT1DZ.