Re: ARLA/CLUSTER: Tropo Marinha para Açores

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com

Pois é, caro Mourato, mas há 2 dias atrás, de tarde, bem o ouvi aí a "aviar"
nos 6m...

Eu bem os escutava, e a si também, mas como ainda não tenho antena para essa
banda, TX, nickles... escutava bem com o dipolo multibanda de 10, 15 e 20m e
o IC-9100, que se tem portado muito bem, mas é muito mais "esquisito" no que
respeita às antenas. O TS-870 e o IC-7400 sintonizam perfeitamente esta
antena nos 50 MHz, mas este não... é muito fino...

Acontece o mesmo com a minha "Longwire" de 30m, que é uma "Shortwire" para
160m, no entanto os ATU's dos outros que referi sintonizavam, mas o 9100 já
não... desde que tenha mais de SWR > a 3:1, já não vai lá. de resto é uma
maravilha !

Abraço do CT1PT e bons DX, quando regressar a Sines !
CP