ARLA/CLUSTER: Como fazer comutação de antenas?

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 19:47:56 WEST

Boa tarde colegas,
desde já quero dizer a todos que o assunto do meu último email,
mostrando o já tão falado anúncio, não foi a gozar com ninguém, não
foi a achar-me melhor nem pior que quem o escreveu nem a criticar. O
que fiz foi apenas porque achei a situação caricata, tenha sido
escrita de intencionalmente ou não. Desde já apresento o meu pedido de
desculpas se provoquei alguma mágoa pois não foi minha intenção. Não
sou perfeito e estou a milhares de anos-luz de o ser, não tenho nenhum
canudo e sou só "mais um" neste planeta. Aqui fica o meu pedido de
desculpas.

Bom,
indo de encontro ao tema deste email gostava de pedir a vossa opinião
acerca da comutação das minhas antenas de HF. Sou entusiasta da
construção e experimentação de diversos tipos de antenas e como tenho
espaço sempre que posso dedico-me a tal. De momento tenho 4 antenas de
HF montadas, uma windom fd-3, uma longwire, uma vertical ground plane
para os 10 metros e a badalada antena cana de pesca. Os cabos coaxiais
que vêm da rua entram pelo telhado para a garagem. Na garagem tenho um
furo na parede por onde passo cabos mais finos, ficando as uniões com
fichas PL do lado da garagem.
O que pretendo fazer é uma caixa de comutação, fixa na parede da
garagem, aonde vão ligar todas as antenas. Como só tenho 1 rádio de
HF, basta-me ir um cabo coaxial para dentro de casa. Na caixa de
comutação estava a pensar fazer a comutação com relés de 12 ou 24v e
contactos de 10 amp. No entanto, em tempos já ouvi falar em relés
coaxiais... Alguém me pode explicar o que são? Terei obrigatoriamente
que utilizar esses relés coaxiais ou poderei usar os relés "normais"
que descrevo?

Obrigado desde já pelos vossos esclarecimentos e ajuda!
Os meus cumprimentos 73

Pedro Madeira
CT2JQB