ARLA/CLUSTER: Tecnologia TDMA para as bandas de amador?

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 18:55:35 WEST

Caro colega Vilela,

Não conheço em pormenor os TDMA's quer do GSM, quer do TETRA, mas a ideia
será sempre "meter" muitos canais, numa banda muito estreita, o que faz
sentido para esses sistemas que mencionou.

Conheço bem o velho PCM30, que como sabem transmite 32 canais(2 de serviço)
com 32 "Timeslots", numa única frequência e que por sua vez podem ainda ser
multiplexados num DCME(Digital Communicatons Multiplexer Equipment) e chegar
a meter 240 circuitos, ou mais(depende da qualidade pretendida) em 2 MBPS
(+/- 2 MHz).

O que eu continuo sem compreender é a necessidade da utilização de sistemas
de multiplexagem de banda estreita para o serviço de amador, que ainda goza
do privilégio de ter espectro disponível para dar e vender...

O tal single-time-slot em TDMA, para mim, não faz qualquer sentido... é como
usar um autocarro de 50 lugares, só com um único passageiro !!!

Como o colega diz, a banda utilizada será sempre a mesma independentemente
do número de circuitos, ou canais.

73 de CT1PT
Carlos Pinheiro