ARLA/CLUSTER: 200 Entidades DXCC com uma cana de pesca.

Renato Encarnação ct7abr gmail.com

Olá colega!

Espetar uma vara metálica no chão não basta para obter um bom plano de
terra. O ideal é ter uns radiais enterrados.

O facto de existir uma relação de ondas estacionárias de 3:1 ou mesmo 5:1
não quer dizer que a antena não esteja boa nas bandas onde vai operar.
Teóricamente, basta que a antena apresente ao emissor uma carga puramente
resistiva, de modo a obter máxima transferência de potência. Neste caso, o
antena tuner apenas vai actuar como um acoplador de impedâncias.

Mas se a antena estiver demasiado curta (carga mais capacitiva) ou demasiado
longa (carga mais indutiva), as perdas, tanto no cabo coaxial, tanto no
tuner, tanto até na própria antena, aumentarão.

Uma prova (mais ou menos, depende de muitos factores) de que a antena pode
estar a comportar-se como uma carga resistiva numa dáda frequência, é se nas
bandas de interesse, o medidor de potência apresentar um "dip" na indicação
da potência reflectida ou no VSWR a meio da banda.

Uma antena não tem de ter 50 ohms. Pode ter entre 25 a 100 ohms, veja bem,
pois estas duas impedâncias correspondem a um VSWR de 2:1 visto por um
gerador com 50 ohms de impedância de saida. O que interessa é que o emissor
veja a antena como se fosse mais ou menos uma resistência, onde as ondas de
corrente e tensão estão mais ou menos em fase e a potência irradiada é
máxima...

Não divagando (ou delirando) mais...
Espero ter sido útil!

Vy 73 es GL de CR7ABR