ARLA/CLUSTER: 200 Entidades DXCC com uma cana de pesca.

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt

Boa noite caro João,
desde já dou-lhe os meus parabéns por ter conquistado o que tanto desejava! O meios que se usam são importantes mas penso que o mais importante será vencer!

Gostava de pedir a sua ajuda porque tenho andado a construir uma antena cana de pesca, que ao fim ao cabo é uma longwire na vertical (penso eu). Lendo com atenção um projecto que alguém me enviou á uns 2 anos, construí o balun com uma toroide Amidon-T-200-2 e 14 voltas de fio de 2 condutores paralelos (usei cabo de audio com cobre banhado a prata de 1,30mm2). Estiquei os 7,60m de fio dentro da cana de pesca, tal como indicam no projecto, e montei a antena no tubo do estendal no quintal, a cerca de 2 metros do chão. Liguei ao terminal de plano de terra da antena o cabo do eléctrodo que tenho espetado no chão do meu quintal e liguei o cabo coaxial ao balun (usei o Heliax 1/2" que era o único que tinha disponível na garagem).
Fui para casa exprimentar a antena e nas várias bandas desde os 40m até aos 10m as estacionárias andam entre 3:1 e 5:1, dependendo da banda, e não percebo porquê! Tudo bem que posso usar o antenna tuner mas com um desacoplamento tão grande vou ter bastante potência a ficar no antenna tuner...Será que me pode dar uma ajudinha?

Os meus cumprimentos 73
Pedro Madeira
CT2JQB