ARLA/CLUSTER: Piratas portugueses

Mário Osório ct2htm gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Março de 2011 - 17:55:28 WET

*

Caro Manuel Magalhães

Quanto a estas frequências utilizadas á primeira vista, de facto não
interferem com o serviço de amador, o que não significa que sejam "livres"
para qualquer um usurpar quando lhe der na gana. No entanto outras há que
sim, são interferidas no serviço de amador como é o caso da parte mais baixa
da banda dos 10 metros diversas vezes. Já agora, uma emissão em LSB ou USB
em 6999 kHz ou 13999 kHz também não interferirá com os QSO's em CW nos 7000
kHz e 14000 kHz?

Se esses indivíduos se encontram em Portugal ou não, não se sabe dado que
podem não estar ou podem estar e dizer que não estão.

Para as pessoas que se iniciaram no CB e também "fora de banda", tenho-lhe a
dizer o seguinte, cada um faz as suas acções com a sua consciência, no
entanto, esta parece-me uma infracção menor já que se trata de uma banda em
uso para o mesmo fim (CB) em diversos países como Brasil, Reino Unido, etc e
não uma faixa reservada como muitas vezes acontece nos 4, 5, 6 MHz. Apesar
de ser ilegal, que eu saiba um operador em 27555 kHz não põe em risco voos
comerciais como os piratas põem em 6643 kHz, faixa reservada ao controlo de
tráfico aéreo na vertente oceânica. Há que separar as coisas daquilo que
será um mal menor para aquilo que pode trazer consequências sérias!

Na parte que me toca não tenho problema em dizer que comecei com portáteis
na CB com muito gosto. Tenho certificado de CB vitalício o que me permite
montar uma estação onde quiser, dentro da lei, dentro do território
nacional. Tenho equipamentos de CB, PMR e de muitas outras coisas que não
vale a pena referir, mas foram compradas e são minhas!

Não importa onde as pessoas transmitem CB, PMR, Amador, o que importa é que
esteja cada macaco no seu galho e acima de tudo haja respeito pelo próximo.

Saudações a todos

73'*