ARLA/CLUSTER: Como direccionar uma yagi?

Quinta-Feira, 17 de Março de 2011 - 13:40:15 WET

Boa Tarde António,

Atendendo que a declinação magnética actual no Continente é cerca de 4º W (Norte magnético está para Oeste do Norte geográfico, ou seja é negativo) e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores ronda respectivamente 6º W e 12º W, penso que no primeiro caso, no continente, é perfeitamente negligenciável a menos que o Pedro esteja a usar, quiçá, uma antena yagi "parabólica"...hihihi

                 73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QTH Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
     E-mail and Adress, see in:
     www.qrz.com
     QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de AV
Enviada: quinta-feira, 17 de Março de 2011 12:48
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Como direccionar uma yagi?

João,

Esse programa apresenta o azimute verdadeiro ou magnético?
Se for verdadeiro, como me parece, e se o Pedro quer usar uma bussola, então há que compensar a declinação magnética (embora seja um preciosismo).

No caso do QTH do Pedro, há uma correcção de 3º 23' a fazer.
Pode-se fazer esse cálculo em vários sítios, por exemplo aqui <http://www.ngdc.noaa.gov/geomagmodels/struts/calcDeclination> .

73,
António Vilela
CT1JHQ